Uma carreira de negócios, Ciências Contábeis

Uma carreira de negócios Ciências Contábeis

Quem escolhe uma carreira de negócios e decide cursar Ciências Contábeis precisa saber que o mercado de trabalho espera que esse profissional seja o responsável por toda a organização financeira de uma empresa. É o contador quem faz o controle de despesas e lucros de uma organização e precisa garantir que o registro de todas as atividades relacionadas ao financeiro da empresa sejam registradas e que apareçam em relatórios. A elaboração de todo o balanço patrimonial da empresa é uma das maiores responsabilidades de um contador, é ele quem tem os dados de todas as movimentações de ativos e passivos da empresa para qual presta seus serviços, precisando conhecer tudo a fundo e controlar o dinheiro que entra e que sai do caixa da empresa.

Um profissional das Ciências Contábeis também pode ter a responsabilidade de trabalhar na regulamentação interna de uma empresa, e isso hoje no mercado de trabalho é muito valioso, já que num momento de crise como o que o Brasil passa hoje a parte burocrática precisa ser feita com todo o cuidado possível. O contador verifica quais impostos a empresa precisa pagar e quais não precisam, é ele quem deve zelar para que a empresa possua um fluxo de caixa positivo e para que faça somente investimentos que trarão lucro e retorno financeiro. Outra responsabilidade do contador é cuidar de qualquer contrato que é assinado pela empresa, analisando o mesmo sob a perspectiva da lei, da economia e também da área fiscal. Ele precisa ser um profissional sempre atualizado em todas as políticas fiscais que o governo aprova e não aprova.

Além de fazer uma graduação esse profissional também precisa ter um registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para poder exercer a profissão, essa é uma área bastante abrangente e o contador pode se especializar em tributação, recursos humanos, gerência financeira e até mesmo perícias judiciais e contábeis.

Falando de personalidade, quem procura o curso de Ciências Contábeis geralmente possui um sento ético muito aguçado, além de ser uma pessoa muito responsável, essas duas características são muito importantes para um bom contador, já que ele terá que lidar com questões financeiras, econômicas, tributárias, contratuais de uma empresa no seu dia a dia, tendo que passar confiança para o dono da empresa, qualquer falha pode causar grandes prejuízos.

O mercado de trabalho sempre abraça os contadores, é uma área bastante aquecida, milhares de contadores se formam todos os anos em cursos oferecidos por mais de mil universidades espalhadas pelo Brasil. Mesmo assim é difícil encontrar contadores qualificados para preencherem vagas muito boas, o que torna o índice de empregabilidade bastante alto. Essa é uma das dez profissões que mais contratam no país, segundo o IPEA 93,87% dos contadores do Brasil estão empregados.

Uma pessoa que decida se tornar um bom contador precisa ter afinidade com áreas como a Matemática, a Economia, Ciências Sociais e Administração para que consiga cursar os quatro anos de Ciências Contábeis e depois aplicar os aprendizados no dia a dia da profissão.

Faculdade Don Domênico