A importância do administrador em épocas de crise

A importância do administrador em épocas de crise

Os últimos anos foram pautados pela crise econômica brasileira, esse termo foi um dos mais ouvidos e esteve na maioria das pautas dos noticiários do país. Essa crise afetou e continua afetando muitas empresas que tiveram que se ver enfrentando um dos piores momentos da sua história nos últimos 3 anos, demissões em massa, pedidos de recuperação judicial e até mesmo fechamento de portas foram vistos nos mais diversos segmentos e portes de corporações.

Nessas horas, o administrador que é responsável pela empresa tem papel fundamental para ajudar a tirá-la de uma situação desfavorável. Se uma crise como essa não for bem administrada pode acabar com anos de trabalho e construção de marcas e empresas até mesmo já consolidadas. A primeira coisa que vem na mente é o corte de pessoal, diminuição de investimentos e redução de produção, porém será que essa é mesmo a melhor solução? Quais as consequências que essas decisões trazem a longo prazo? Todas essas perguntas precisam ser respondidas pelo administrador.

Esse é um profissional crucial para que a crise possa ser também administrada e não mais somente a empresa. Hoje um administrador precisa ser o profissional que possui um conhecimento extremo para conseguir tomar decisões certeiras e efetivas que não prejudiquem o caixa e também não sejam muito desvantajosas para colaboradores e clientes. É preciso ter muito cuidado já que o futuro de muitas pessoas e o legado da empresa está nas mãos desse profissional.

Para administrar uma crise, o profissional precisa planejar bem todos os gastos, além de analisar e controlar as finanças enxergando onde é possível cortar despesas e onde é inevitável que elas permaneçam. Uma boa gestão financeira aliada à administração da crise tem como objetivo melhorar os resultados apresentados e aumentar o valor do patrimônio da empresa, com estratégias de geração de lucro líquido.

A medida que mais foi tomada nesses tempos de crise foi o corte de funcionários, isso traz consequências muito negativas para o país como um todo. É claro que ninguém é insubstituível, porém pessoas boas que se destacam e entregam bons resultados precisam ser reconhecidas, já que são cruciais para o futuro da empresa. Demissões em massa muitas vezes não separam esses profissionais daqueles medianos e podem fazer a empresa perder ainda mais. Um bom planejamento de corte de gastos é o que pode salvar uma empresa, não são só colaboradores que trazem custos mensais para o caixa de uma instituição. Campanhas de conscientização podem ajudar o administrador a ter todo o time na mesma página, colaboradores que se sentem motivados a ajudar no futuro da empresa são também essenciais nesses momentos de crise.

Para o administrador também é necessário que ele busque ser um profissional insubstituível, ele precisa ser a pessoa que vai ajudar a empresa a passar por esse momento difícil sem grandes perdas, ele precisa mostrar sua importância para que a engrenagem da empresa continue funcionando, apresentando soluções e sendo quem planeja tudo a longo prazo, podendo mostrar a luz para muitos empresários que já não veem de onde tirar forças para continuar.

 

Faculdade Don Domênico