Como a logística pode ajudar o seu negócio a se destacar

como a logistica pode ajudar o seu negocio a se destacar

Independentemente de qual seja o ramo da sua empresa, ela com certeza tem inúmeros concorrentes. E muitas vezes não basta oferecer qualidade aliada a bom preço, é necessário contar também com outros diferenciais que farão o cliente preferir você a qualquer outra opção similar. Embora muitas vezes subestimado, o departamento de logística de uma empresa tem o poder de ajudar a alavancar negócios e conquistar definitivamente clientes. Quer entender por quê? Veja abaixo algumas das vantagens trazidas por um bom investimento neste setor.

Maior controle dos processos de ponta a ponta

A logística ajuda a deter melhor controle dos procedimentos internos que ocorrem na empresa. Além disso, pensar em logística significa ter em mente que o produto não deixa de ser de sua responsabilidade após a saída da empresa: você deve acompanhar o desenvolvimento do processo até a chegada ao seu cliente. A logística monitora passo a passo do produto, desde o momento que o seu cliente coloca o pedido, até a chegada do material à empresa dele. E você deve acompanhar todo esse processo para garantir um atendimento completamente satisfatório.

Correção de falhas e melhorias dos processos

Com uma visão mais abrangente de todos os procedimentos até a chegada da mercadoria ao cliente, fica mais fácil identificar possíveis falhas no processo e corrigi-las exatamente em sua origem. Isso permite uma otimização em todos os setores, que oferecerão ao cliente um atendimento diferenciado e a sua empresa estará apta a ganhar destaque dentre os concorrentes. Sabe aquela transportadora que não anda cumprindo os prazos ou o departamento de produção que não segue a ordem correta dos pedidos? Pois bem, esses problemas precisam ser identificados e solucionados antes que comecem a prejudicar os negócios.

Mais agilidade e eficiência

Ao eliminar, além das falhas, os procedimentos desnecessários, o processo de venda como um todo flui melhor. Uma empresa deve focar no que realmente é importante e eliminar desperdícios de tempo e energia com ações dispensáveis. Dessa forma, será possível dedicar-se melhor ao que é realmente importante para o seu cliente.

Desenvolvimento de estratégias

Você já imaginou a sua empresa atuando de forma planejada e não se desgastando apenas para solucionar imprevistos? Pois bem, a boa implantação da logística permite uma atuação mais profissional: você elaborará previsões e planejamentos e o trabalho no dia a dia será apenas consequência. Dessa forma, será possível ganhar destaque no mercado, visto que a maior parte dos seus concorrentes provavelmente esteja “correndo para resolver o que aparece”.

O profissional de logística como diferencial

Vamos raciocinar: para gerir bem, você precisa de um bom gestor, correto? Seguindo esse raciocínio, é praticamente impossível implantar a logística sem a presença de um profissional da área para te auxiliar. Pratica logística não é sinônimo apenas de garantir que os produtos cheguem aos clientes na data planejada, é muito mais que isso. O profissional de logística atua na criação de estratégias que vão desde o abastecimento de estoque até mudanças que envolverão também os outros departamentos da empresa, sendo aplicadas no todo.