Reitor do UNIDON apresenta Plano de Retomada das Aulas presenciais em evento promovido pelo SEMESP

Webinar “Plano de Retomada das Aulas Presenciais” contou com a participação de 200 participantes ontem (26.07)

O Reitor da UNIDON, Prof. Fernando Mendes Passaes participou ontem (26/07) do Webinar “Plano de Retomada das Aulas Presenciais”, promovido pelo SEMESP, com objetivo de discutir as melhores práticas para a retomada das aulas presenciais, direito garantido com a publicação de um decreto do Governo do Estado de São Paulo que permite a retomada das aulas e atividades teóricas e práticas de todos os cursos do ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19.

A Unidon foi uma das cinco instituições convidadas a apresentar seu plano de retomada para as aulas presenciais, junto ao INSPER, Universidade São Judas, Universidade Presbiteriana Mackenzie e Fecaf.

Em sua intervenção, Fernando Passaes, afirmou que a intenção é a retomada gradual do modelo presencial no 2º semestre de 2021, acompanhando a evolução da pandemia e o processo de imunização dos diversos atores envolvidos. “O plano de retomada leva em consideração o percentual de profissionais imunizados dentro da instituição (corpo docente e administrativo), bem como, a oferta de vacinas para os nossos alunos, tendo em conta a faixa etária e o calendário de vacinação no município”, destaca.

Segundo ele a instituição tem mantido contato com os líderes de turma, a fim de entender como o aluno enxerga a retomada das aulas presenciais e o modelo que melhor se adequa ao cenário atual. “Nossos contatos com os alunos evidenciam a vontade deles em retornar ao ensino presencial, não só pelo aspecto da aprendizagem em si, mas, pela convivência com colegas e professores que tem uma função social importante no processo de aprendizagem”.

A retomada segura e com respeito a todos os protocolos de segurança foi outro ponto destacado por Fernando Passaes em sua apresentação, lembrando que devemos aprender a conviver com a COVID 19. “Os especialistas não falam em erradicação da doença, mas, do controle da mesma, e, para tanto, devemos adotar as melhores práticas a fim de assegurar que todos os envolvidos no processo estejam em segurança, tornando a conscientização importante e fundamental para o sucesso do plano de retomada”, afirma.

Para finalizar, apresentou o passo a passo do plano de retomada, indicando que o mês de agosto, ainda com ensino remoto, servirá para adequação e monitoramento de docentes e alunos, a fim de construir as bases para o retorno presencial em setembro. “Os professores passarão por um intenso processo de capacitação, a fim de se habituarem aos recursos de ensino remoto disponibilizados em sala de aula, além de avaliarmos por turma, os alunos que desejam o retorno ao modelo presencial ou a manutenção do modelo remoto”.

Ao final do webinar, Fernando destacou que no processo de retomada, o aluno deverá ter uma experiência diferente, fora do tradicional, a fim de que os esforços para viabilizar o ensino presencial sejam justificados. “Entre 2020 e 2021, os currículos no Unidon passaram por um processo de reformulação, sendo baseados em Projetos e tendo o Ensino Híbrido aplicado a todas as disciplinas, para que a experiência do aluno em sala de aula seja cativante e desafiadora, de forma que o aluno não saia com a impressão de que poderia ter tido a mesma experiência pelo computador, tirando todo o sentido da retomada nesse momento”, finalizou

O vídeo completo do evento pode ser acessado em:

https://youtu.be/SddlVLD5p6s

Leandro Machado

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *