Faculdade Master recebeu Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura de Guarujá João Pecchiore

Palestra teve como tema a “Ginástica Cerebral”

Na última terça-feira (12/09), a Faculdade Master recebeu a visita do Prof. Me. João Pecchiore, profissional formado em Pedagogia pela USP, especialista em Gestão do Ensino e, atualmente, Secretário adjunto na Secretaria da Educação no Município de Guarujá. João Pecchiore foi diretor do Colégio Don Domênico por 21 anos (1986-2007) e conhecido do próprio Padre Cônego Domênico Rangoni.

No início de sua apresentação, João Pecchiore desenvolveu uma atividade para “quebrar o gelo”. A atividade consistiu na visualização de um vídeo denominado “Hipopótamo Cantando”. Foi solicitado aos presentes que prestassem atenção no colega do hipopótamo, uma figura engraçada que dançava de uma maneira bem característica. Na sequência, pediu a todos que imitassem o personagem.

Ginástica Cerebral – Dança

Segundo João Pecchiore, o objetivo da atividade foi praticar a “ginástica cerebral”. “Dançar consiste em coordenação motora e atenção. Ao dançarem visualizando o vídeo todos estavam exercitando não apenas o corpo, mas também o cérebro”, afirmou. Na sequência, o palestrante propôs alguns desafios, que consistiam em uma série de perguntas que deveriam ser respondidas rapidamente de acordo com o entendimento de cada um. As perguntas continham uma série de pegadinhas e ao respondê-las rapidamente, sem uma análise melhor sobre a questão, respostas hilárias surgiram.

Atividade no pátio

Em seguida o Prof. João ensinou um exercício para estimular o cérebro de forma bem simples, o exercício chama-se “1, 2, 3.” e funciona da seguinte forma: duas pessoas uma de frente para outra precisam dizer “1, 2, 3”, mas, cada uma fala um número de forma intercalada, ou seja, pessoa x diz “1”, pessoa y precisa falar “2”, e então a pessoa x diria “3”, e a pessoa y “1”, e assim por diante. Para dificultar, propôs que, além de dizer o número, a pessoa fizesse um gesto, tornando o exercício mais exigente. “O objetivo é demostrar

 

 que a saúde do nosso cérebro é resultado direto dos estímulos que damos a ele no decorrer de nossas vidas. Assim como a musculação para o corpo, a ginástica cerebral é fundamental para que possamos fortalecer esse órgão tão importante para nossa saúde”, destacou.

Para relaxar a turma João Pecchiore passou um texto codificado com uma mistura de letras e números. A turma precisou pensar um pouco para entender o que estava escrito, mas, logo que entenderam conseguiram ler de forma clara, e, em seguida, passaram por mais alguns exercícios cerebrais de raciocínio lógico.

Atividade no pátio

A aula teve um fim de forma diferenciada, os alunos da Faculdade Master foram ao pátio da instituição com Profa. Me. Ângela Vaz, para a execução do último exercício da aula. Para a realização do mesmo, foi necessária a utilização de utensílios de cozinha e quatro baldes, dois com água e dois vazios. A turma foi dividida em 2 grupos A e B, e precisaram fazer filas paralelas, os grupos tinham o objetivo de transportar a água de um balde ao outro que estava vazio derramando o mínimo de água possível, e da forma mais rápida possível.

 “O jogo é um trabalho em equipe e precisa de uma estratégia de posicionamento, qual utensílio dá para carregar mais água, e assim escolher quem irá primeiro, e quem serão os próximos”, finalizou João.

Maria Tereza e João Pecchiore

Uma das alunas, Sra. Maria Tereza reconheceu João Pechiori: “ Eu conheci o João há aproximadamente 50 anos, nós trabalhávamos em um colégio de emergência no Itaim Paulista, lembro-me que íamos de ônibus ao trabalho e quando descíamos no ponto de ônibus ainda havia uma caminhada de aproximadamente 1km até chegar na escolinha. Lembro-me, também, que sempre quem chegava no ponto primeiro aguardava o outro para não irmos sozinhos, foi uma época muito marcante mesmo, e o reconheci pela sua forma de falar e pelos gestos que faz”.

 Felipe Chagas

Leandro Machado