1ª Reunião da Programa Escola de Líderes da Faculdade Don Domênico aconteceu ontem (13/09)

Programa que visa a formação de alunos líderes que deverá dar suporte às políticas da IES e atuar como agente de promoção da imagem da IES junto à comunidade

Prof. Me. Wellington Luiz Santos

Na noite de ontem (13/09) aconteceu a 1ª Reunião com os Líderes de Turma e suplentes eleitos da do Programa Escola de Líderes Faculdade Don Domênico. O coordenador da Escola de Líderes, Prof. Me. Wellington Luiz Santos, foi o responsável pelo encontro.

Na abertura, Wellington Santos falou sobre a escola de líderes e apresentou o propósito da iniciativa para os mais de 40 alunos presentes, entre líderes e seus suplentes.

“O programa visa a formação de alunos líderes, com participação ativa junto às turmas que representam e que sejam interlocutores servindo de canal de informações entre alunado e a IES, que liderem o time de alunos bolsistas e que colaborem com a implementação de projetos institucionais”, afirmou.

Na sequência, o Coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, Prof. Me. Marcel André Valluis, apresentou o cronograma de capacitações que ocorrerão no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018, que são:

Semestre 2017/2

Liderança (setembro)

Gestão de Equipes (outubro)

Ferramentas de Gestão de tarefas e equipes (novembro)

Próximos semestres

Etiqueta, postura e comportamento

Empreendedorismo

Oratória

Gestão do tempo

Prof. Me. Marcel André Valluis

“As capacitações visam fornecer as ferramentas necessárias ao pleno exercício das atividades dos alunos que participarão da escola de líderes, contribuindo para sua formação profissional e para o sucesso da iniciativa, que esperamos represente uma mudança positiva na forma como nos relacionamos com nossos alunos”, afirmou Marcel. Após consulta aos líderes presentes, ficou acertado que as capacitações serão oferecidas às quartas-feiras, a partir das 20h50 e aos sábados, na parte da tarde. As datas das capacitações serão divulgadas com antecedência.

Profa. Me. Mônica Machado Alonso

 Outro assunto que mereceu destaque foi a Comissão Própria de Avaliação (CPA), coordenada pela Profa. Me. Mônica Machado Alonso, que destacou a importância fundamental dos alunos para que a referida comissão atinja seus objetivos. “A CPA é a espinha dorsal da Faculdade, assim como a Matriz é a espinha dorsal do Curso. Sendo assim, deve ser levada a sério pelos alunos, pois, é um instrumento importante para a melhoria constante dos serviços prestados pela Faculdade Don Domênico”, destacou.

Para finalizar, o Prof. Me. Leandro Machado, apresentou os meios de comunicação da instituição, pedindo aos alunos que se envolvam nas atividades desenvolvidas e forneçam informações de interesse que possam ser divulgadas no blog, facebook, linkedin, instagram, etc. “O protagonista de uma instituição de ensino são os alunos, razão pela qual, sua participação ativa em ações que possam gerar notícias de interesse é fundamental para o bom uso das ferramentas disponíveis”, comentou.

A Profa. Me Ângela Vaz, coordenadora do Curso de História, aproveitou a apresentação dos meios de comunicação para destacar notícia sobre o curso de história, como exemplo das ações que são divulgadas pela instituição. “O nosso curso de história foi classificado como um dos melhores do País pelo Guia do Estudante, algo que orgulha a direção, coordenação, professores e, claro, os alunos”.

Já a coordenadora do Curso de Pedagogia e Letras, Profa. Me. Cláudia Gomes destacou a importância dos líderes de sala na transformação do ambiente acadêmico, com vistas à busca pela excelência nos serviços prestados pela instituição. “A interação entre alunos e coordenação é fundamental para que possamos sempre melhorar, razão pela qual, essa iniciativa deve ser bem aproveitada por todos os envolvidos no sentido de criar um ambiente de colaboração”, finalizou.

Leandro Machado