Faculdade Master discute obras de pintores consagrados

Cerca de 15 pessoas participaram da aula 

No último encontro da Faculdade Master, em 05 de setembro de 2017, a Profa. Me. Ângela Vaz discutiu obras de pintores consagrados. Na abertura da aula, cada participante recebeu uma obra para analisar e passar suas impressões. A cada apresentação, Ângela Vaz fez uma análise histórica das obras para discussão entre os participantes.

Entre as obras estavam Caravaggio, Van Eyck, Rafael, Da Vinci, Picasso, Velasquez, Michelangelo, Botticelli, entre outros.

Michelangelo Buonarroti

Biografia de Michelangelo, grande representante das artes plásticas do Renascimento Italiano, obras de Michelangelo, Renascimento Cultural, afrescos da Capela Sistina, Davi, Pietá, mecenas e mecenato, esculturas, afrescos, pinturas e quadros.

Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610)

Caravaggio (1571-1610) foi um pintor italiano, o mais revolucionário artista do barroco, reconhecido pela grande expressividade de suas obras e pelo espetacular contraste entre luz e sombra.

Jan van Eyck (1390-1441)

Foi um pintor flamengo, um dos mais importantes mestres do estilo Gótico. Nasceu em Maas Eyck, próspera região dos Países Baixos, que hoje se localiza no sudeste da Holanda, fronteira com a Bélgica e a Alemanha. O pouco que se sabe do pintor é que nasceu por volta de 1930 e que aprendeu a pintar com seu irmão mais velho, Hubert van Eyck.

Rafael Sanzio (1483-1520)

Foi um pintor italiano, uma das grandes expressões do Renascimento. Mestre da pintura e arquitetura da Escola de Florença. É considerado um dos maiores pintores do renascimento juntamente com Leonardo da Vinci e Michelangelo. Nasceu em Urbino, na Itália, no dia 06 de abril de 1483. Filho de Giovanni Santi, pintor da corte do duque de Urbino, cresceu em meio às artes, e com quinze anos pintou um autorretrato, sua primeira obra. Ficou órfão ainda jovem indo morar com seu tio Bartolomeu, um sacerdote.

Diego Rodríguez de Silva y Velázquez (1599 – 1660)

Nasceu em Sevilha, nos primeiros dias de junho de 1599. Era primogênito dos sete filhos de Juan Rodríguez de Silva e de sua esposa Jerónima (nascida Velázquez). Havia sangue nobre na família, e os pais levavam uma vida confortável, mas não opulenta. Diego, como de hábito na Espanha, tomou o sobrenome da mãe e se tornou um dos maiores pintores do barroco espanhol.

Leonardo da Vinci (1452-1519)

Foi um pintor italiano. “Mona Lisa” foi uma das obras que o notabilizou. Foi também escultor, arquiteto, matemático, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, químico, naturalista, geólogo, cartógrafo, estrategista e inventor italiano. Um dos maiores nomes do Renascimento. Sua obra, de uma grande diversificação, é toda marcada pela genialidade. Sua figura humana aproximou-se como nenhuma outra daquele imaginário Homem Universal, o ideal da época renascentista. Embora genial em diversos campos, foi na pintura que se notabilizou com verdadeiras obras-primas, como o retrato de “Mona Lisa”, a “Última Ceia”, “Anunciação”, e a “Virgem dos Rochedos”.

Alessandro di Mariano di Vanni Filpepe Botticelli (1445-1510)

Foi um pintor italiano. Considerado um dos maiores pintores do renascimento artístico na Itália. Entre suas obras estão: “O Nascimento de Vênus”, “A Tentação de Cristo” e “A Adoração dos Magos”. Alessandro di Mariano di Vanni Filpepe (1445-1510) nasceu em Florença, na Itália, no dia 1 de março de 1445. Filho do curtidor de peles Mariano di Vanni e de Monna Smeralda. Recebeu do irmão o apelido de Botticelli. Nessa época a instrução dada aos filhos de artesões era o suficiente para ler e fazer contas e logo se pensava na escolha de uma carreira ou de uma profissão.

Leandro Machado

Com informações da ebiografia