Discussão sobre Educação de Jovens e Adultos discute os motivos da evasão escolar nessa modalidade de ensino

Encontro de Histórias – Educação de Jovens e Adultos aconteceu no dia 18/04, na sede da Faculdade Don Domênico

Uma atividade dentro da disciplina Metodologia da Educação de Jovens e Adultos do Curso de Pedagogia promoveu um emocionante debate a respeito os motivos da evasão escolar desta modalidade de ensino. “Através da análise das dificuldades podemos propor novas situações didáticas, através de reflexões sobre a prática pedagógica e a educação de uma maneira geral e também perceber as especificidades da Educação de Jovens e Adultos, o que sensibiliza o profissional da educação para lidar com as diversas situações de aprendizagem”, afirma do Prof. Prof. Me. César Neves de Souza, responsável pelo evento.

O evento foi resultado de uma atividade dom a utilização da metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), onde os alunos foram orientados preparar um vídeo com entrevista, uma entrevista escrita da história oral ou trazer algum jovem ou adulto com experiência com EJA para o encontro do sai 18/04. “ O objetivo não foi apenas contar as histórias de sucesso, mas, através delas promover elementos necessários à formação do profissional de pedagogia que atuará nessas áreas. O evento foi marcado de muitas histórias emocionantes que com certeza ajudarão na vida profissional dos nossos alunos”, destaca César.

Prof. Me. Cesar Neves e a empresária Maria Martins

Uma das histórias que mais marcaram o encontro foi a da empresária Maria Martins, dona de uma história de vida de muito esforço, dedicação e busca por seus objetivos através da educação. A história é ainda mais emocionante, uma vez que, sua filha Juliana Martins é formada em Administração pela Faculdade Don Domênico e, atualmente, cursa pedagogia na instituição. “Apesar das dificuldades que tive, sempre busquei alternativas para melhorar a minha condição de vida e da minha família e hoje posso me orgulhar de onde cheguei”, afirmou Maria Martins.

“Fiz o convite para que ela participasse do encontro e ela aceitou. Contou um pouco da sua história de vida, na verdade nossa história, pois, graças a Deus essa grande mulher é minha mãe”, afirmou Juliana Martins ao final do evento.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/