Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 27/04

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

O Prof. Ramon, na Disciplina Controladoria, aplicou a ferramenta Kahhot na finalização da Metodologia Sala de Aula Invertida, iniciada em meados de março, tendo como tema “Princípios Fundamentais dos Controles Internos”. “A ideia foi realizar um teste de aprendizagem, buscando avaliar se as apresentações realizadas durante a sala de aula invertida redundaram em aprendizado para os alunos envolvidos.

O Prof. Olair Garcia no 6º Semestre de Pedagogias desenvolveu dinâmica baseada na metodologia PBL (Aprendizado baseado em Problemas), na qual os alunos tinham que elaborar paródias sobre quatro grandes grupos da matemática (Números e Operações, Grandezas e Medidas, Espaço e Forma e Tratamento de Informação). “O objetivo é preparar os alunos, futuros professores, a transmitirem informação para as crianças de 4 e 5 anos sobre os conceitos de matemática”, destaca Olair.

Durante as aulas, os alunos assistiram a três vídeos sobre paródias para aprender a confeccioná-las. Além disso, os alunos foram incentivados a pesquisarem paródias já existente, contato que não reproduzissem as mesmas no seu trabalho. “O trabalho teve início na última semana, com início das apresentações nesta semana. A conclusão dos trabalhos deverá acontecer na próxima semana”, finaliza.

Assim como o Prof. Ramon, o Prof. Leandro Machado no 6º, 7º e 8º semestre de administração, concluiu as metodologias iniciadas há cerca de um mês. No 6º semestre, os alunos apresentaram os resultados de suas pesquisas a respeito das principais forças do macroambiente de marketing, partindo de um problema estabelecido no início da atividade.

No 7º semestre, os alunos desenvolveram um produto, tendo como base, o aprendizado baseado em projetos. “Foi interessante perceber como os alunos tem criatividade e apresentam suas ideias com entusiasmo e consciência das necessidades inerentes ao desenvolvimento de um produto”, comemorou. Para finalizar, no 8º Semestre, os alunos apresentaram o resultados de suas pesquisas a respeito das ferramentas que compõem o Mix de Comunicação de Marketing e apresentaram projetos de comunicação tendo como foco a CPA – Comissão Própria de Avaliação. “As ideias serão colocadas em prática dentro do plano de comunicação da faculdade, seguindo o planejamento e as ideias trabalhadas pelos alunos na sala de aula invertida”.

  

           

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/