Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 29/10

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Sonia Pacheco, no 4º Semestre de Pedagogia, na Disciplina Metodologia das Artes, Artes e Jogos e Brincadeiras, utilizaram a metodologia Sala de Aula Invertida. Denominada Metodologia da Arte, a atividade envolve a dança, a música e o teatro. “A proposta foi levar a metodologia da arte para dentro da sala de aula, desde a educação infantil, até o ensino fundamental”, afirmou.

Segundo Sônia, os alunos se engajaram na proposta gerando trabalhos de [ótima qualidade. “Os alunos prepararam apresentação utilizando as metodologias trabalhadas durante o semestre na disciplina. Os alunos colocaram a mão na massa e desenvolveram trabalhos muito bons. Estou muito satisfeita”, afirmou.

 

A Profa. Me. Tânia Guedes, no 7º Semestre de Pedagogia, na Disciplina Gestão de Pessoas, utilizou a metodologia Peer Instruction com o objetivo de trabalhar o tema “Avaliação de Desempenho”. “Foram utilizados quatro textos sobre Avaliação de Desempenho, nove questões de múltipla escolha e verdadeiro ou falsa,  objetivando verificar a aprendizagem dos alunos”, afirmou.

Na disciplina Marketing III, os alunos do 8º semestre de Administração finalizaram o atividade na metodologia PBL (Problem Based Learning), que teve como tema a CPA – Comissão Própria de Avaliação. Na oportunidade, os alunos apresentaram propostas para a solução de problemas apontados na aula de preparação. “A principal dificuldade com relação à CPA é engajar o aluno nos seus objetivos. Nesse sentido, a proposta da atividade foi desenvolver soluções para esse problema utilizando ferramentas de marketing, assunto que está sendo trabalhado neste semestre”, afirmou o Prof. Me. Leandro Machado, responsável pela disciplina. A coordenadora da CPA, Profa. Me. Mônica Alonso, assistiu às apresentações.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/