Palestra sobre a valorização à vida reúne alunos na Faculdade Don Domênico

Evento foi organizado pelo 6º Semestre B de Pedagogia

Na última quarta-feira (24/10), a Faculdade Don Domênico recebeu Maria Letícia e Nívea Soares responsáveis por ministrar a palestra sobre a valorização da vida. “Vivemos uma época difícil no que diz respeito ao suicídio. O número de pessoas que tiram a própria vida tem crescido nos últimos anos, demonstrando a necessidade de um trabalho buscando a reversão desse quadro”, afirmou Maria Letícia.

Em sua apresentação, as profissionais falaram sobre os Centros de Valorização da Vida (CVV), cujo objetivo é prestar serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. “Os CVV´s são um importante instrumento na prevenção ao suicídio, mas, infelizmente, poucas pessoas conhecem o serviço ou fazem uso dele”, lembre Nívea Soares.

“O aumento representativo da prática tem alarmado órgãos importantes da sociedade, em especial, o Ministério da Saúde que já prepara uma Agenda de Ações Estratégicas para a vigilância e prevenção ao suicídio, a ampliação dos acordos com o Centro de Valorização da Vida (CVV), disponibilização de materiais direcionados aos profissionais de saúde, aos jornalistas, e à população, além de realizar um Plano Nacional de Prevenção ao Suicídio”, destaca Nívea Soares.

A coordenadora do Curso de Pedagogia, Profa. Me. Cláudia Gomes parabenizou os alunos pela iniciativa e destacou a importância do tema. “Os alunos, mais uma vez, demonstraram iniciativa trazendo à discussão um tema de extrema importância. Parabéns aos envolvidos pelo belo evento”.  

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) em conjunto com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), no Brasil, 11 mil pessoas tiram a própria vida, sendo que nos anos de 2011 a 2015 o índice de suicídio aumentou 12% entre os jovens de 15 a 29 anos.

Centro de Valorização à Vida https://www.cvv.org.br/

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/