Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 24/05

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

O Prof. Me. Marcos Eduardo no 6º Semestre de Pedagogia, na Disciplina : Inclusão e Atenção as Necessidades Educacionais Especiais, aplicou a metodologia Sala da aula invertida “O objetivo foi estabelecer uma relação entre a teoria e a prática pedagógica com as crianças com necessidades educacionais especiais – pesquisa sobre as várias formas de estratégias pedagógicas existentes através de um currículo flexível na gestão da sala de aula promovendo a inclusão deste aluno e o sucesso no seu processo de aprendizagem.

Na disciplina Teoria Geral da Administração, no 1º Semestre de Administração, o Prof. Me. Marcel André Valluis, aplicou a metodologia PBL, abordando as quatro funções da Administração. “A cada grupo foi apresentado o problema de planejar a abertura de um Petshop em Guarujá, apresentando um plano a respeito, obedecendo a dados e informações fornecidos previamente.

Na mesma turma, Marcel trabalhou a Sala de Aula Invertida. “Os grupos receberam material sobre cada assunto a ser trabalhado previamente, além de diversas orientações dadas na biblioteca da faculdade, quando lhes foi apresentada a bibliografia in loco da disciplina TGA, bem como, livros e autores que complementavam a pesquisa, como de Economia, História, dentre outros. Os grupos apresentaram seus trabalhos e a cada final os demais alunos fizeram perguntas e considerações”, afirmou.  Ao final de todas as apresentações, o professor fez um apanhado geral dos assuntos vistos, com participação ativa de toda turma.

No 3º A de Administração e Ciências Contábeis, na disciplina psicologia organizacional, a Profa. Me Eliza Ercolin finalizou o PBL iniciado semanas atrás, tendo como título “Estudo sobre a criação de vagas para trabalhadores idosos em um empresa no Guarujá”

No 4º A de Administração a Prof. Me. Tânia aplicou o Peer Instruction com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem sobre avaliação de desempenho.

 

A mesma metodologia foi aplicada pelo Prof. Olair no 1º A de Pedagogia, tendo como tema a Leitura e interpretação de Gráficos e Tabelas, na Disciplina: Estatística Aplicada à Educação.

Para finalizar, a Profa. Norma de Araújo, nos 1º Semestres A e B de Pedagogia, na Disciplina Libras, aplicou a mesma metodologia (Peer Instruction) utilizando um questionário de nove questões a respeito de sinais e legislação referente à LIBRAS.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/