Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 09/10 – 13/10

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Janaína Baroni na Disciplina Empreendedorismo, no 6º semestre de  Contábeis utilizou a metodologia sala de aula invertida sobre o tema “Análise Crítica de um Plano de Negócios” tendo como base o Manual do Sebrae. Os alunos foram divididos em 4 grupos, grupos esses definidos pela professora. Em uma das aulas foi explicada a metodologia e o que os alunos deveriam realizar. A aula do dia 10/10 foi a preparação da sala de aula invertida. No dia 17/10 os grupos apresentarão a análise crítica dos planos. “Ao invés de aulas expositivas explicando o que é o Plano de Negócios, proporcionamos aos estudantes a oportunidade de conhecer o material disponibilizado pelo Sebrae e, através de uma análise na prática, compreender a ferramenta e seus benefícios para o empreendedor”.

No 7º semestre de Ciências Contábeis, na Disciplina Perícia Contábil, o Prof. Me. Maurício utilizou a metodologia Rotação por Estações com o objetivo de estimular a participação do aluno em grupos, organização. “Um dos focos da disciplina é trabalhar questões como sigilo, zelo e fraude. Para tanto, elaborei seis questões, dos quais apenas duas de múltiplas escolhas e o tempo de resposta foi de 5 minutos. Os alunos não podiam consultar o material”. A classe foi dividida em 6 grupos de 5 alunos. Para ajudar na atividade, o líder de sala e outro aluno ficaram responsáveis pela fiscalização de uma eventual fraude nas respostas e ou cola. “As correções das questões foram efetuadas pelos dois fiscais, onde naquele momento tiveram seu momento de professor e orientador. Acredito que alcancei o objetivo através desta dinâmica, onde o stress e cansaço de uma sexta feira, deram lugar ao sorriso e a aprendizagem saudável e produtiva”.

Já o Prof. Me. Denílson Carvalho, no 6º semestre de Administração/Ciências Contábeis, utilizou as metodologias PBL para a realização de uma atividade que dividiu a classe em 4 grupos, responsáveis por formarem uma empresa criando quatro departamentos: Marketing, Produção, Finanças, RH e Contabilidade. “Induzi a competição e a proposta funcionou, abordando todas as ações de controladoria dentro da organização”.  O jogo funcionou da seguinte maneira:  “Criei regras de pontuação para cada ação de mercado bem definida (dentro dos departamentos). Todas as semanas exploro um conteúdo teórico (Controladoria II), e informações / notícias reais / atuais (economia e política) para que todos os departamentos tomem decisões de mercado (na realidade auxiliem a tomada de decisão, pois são da Controladoria) ”. Além disso, Denílson pontuou também as ações mais criativas de cada departamento. “Como a criatividade não tem limites, falei para eles saírem da caixinha. A cada semana me surpreendo positivamente com os grupos”. Todos os grupos / empresas agem no mesmo mercado de Tecnologia com os produtos A, B e C.

Nas turmas do 6º semestre de Pedagogia, a Profa.Me. Rosana Marques utilizou a metodologia Sala de Aula Invertida, utilizando a modelo híbrido para o desenvolvimento de uma atividade a respeito do tema “Reciclagem de Resíduos Sólidos”. “Foi enviado material de pesquisa sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos. Cada time pesquisou o tema trazendo material necessário para realizar a confecção de cartaz em cartolina com seu entendimento sobre o tema para apresentar aos demais alunos. A participação dos alunos individualmente e coletivamente, foi excelente”.

Para finalizar, o Prof. Me. Leandro Machado no 7º semestre e 8º semestre D de Administração aplicou o Peer Instruction, com o intuito de avaliar o grau de aprendizado a respeito dos temas trabalhados até este momento no semestre. “Foi estabelecido no início do semestre que, ao final de cada assunto na disciplina, os alunos responderiam a um teste, onde 90% dos alunos devem atingir no mínimo 75% de aproveitamento. Caso isso não ocorra, o assunto será trabalhado novamente, a fim de cobrir as lacunas de aprendizado identificadas”.

A Profa. Norma Debeus, no 1º Semestre de Pedagogia também utilizou a metodologia Peer Instruction, para trabalhar a questão do ensino de libras. Para a realização da atividade, foi confeccionado um quadro de disputa entre os grupos. Os grupos que acertavam as questões s avançavam, enquanto que os demais não. Ao final das dez questões, dois grupos empataram. “Foi importante perceber o envolvimento dos alunos com o tema e a competição saudável entre eles. Foi uma experiência muito positiva”.

Leandro Machado