Faculdade Master recebe a Profa. Me. Jane Cristina

Encontro discutiu a importância da reflexão no desenvolvimento humano

Na última terça-feira (10/10/17) a Faculdade Master recebeu a Prof.ª Jane Cristina, proferiu palestra para estimular a reflexão e o debate a respeito de questões inerentes à condição humana.

Logo ao início da aula, a professora propôs para a turma a leitura de um trecho do livro “Filosofia para o pensar”, que fala sobre uma moça chamada Gussi e seu amigo Issao.  Após a leitura Jane explicou o conceito de filosofia.  “A filosofia existe para nos intrigar, e fazer questionamentos para nós mesmos”.  

A história do livro relata a história de Gussi, uma menina cega que faz questionamentos aos seus pais sobre sua beleza, “Como é ser alguém belo? ” Seu pai a conforta, comparando a beleza dela a outros sentidos que não a visão, como por exemplo, o tato, o paladar ou a audição, e desta forma é que Gussi consegue imaginar sua beleza.

Após a explicação, Jane realizou uma atividade para a turma refletir, escreveu na lousa a seguinte frase: “Ser incapaz de ver é como…”, e a partir daí a turma começou a responder e a professora foi escrevendo na lousa o que a turma pensava a respeito da questão proposta. “Morrer”, “estar só” e “medo” foram algumas das respostas.

Na sequência, Jane pediu que a turma falasse mais sobre outros sentidos, e propôs a seguinte questão: “Você acha que a Gussi ouve melhor de que a sua mãe?”. Levando à seguinte resposta: “sim, pois as pessoas com deficiências visuais normalmente afloram outros sentidos”. Diante da resposta, Jane explicou a diferença que há entre: “ouvir”, “escutar” e “entender”, pois alguns ouvem e não entendem, outros escutam, mas não entendem, e dessa forma vemos a diferença entre uma coisa e outra.

Para exemplificar, usou um texto de de Machado de Assis, que diz: “O amor é uma carta, mais ou menos longa, escrita em papel velino, corte dourado, muito cheiroso e catita; carta de parabéns quando se lê, carta de pêsames quando se acaba de ler. Tu que chegaste ao fim, põe a epístola no fundo da gaveta e não te lembres de ir ver se ela tem p.s. (post scriptum)”. “Trata-se de uma metáfora, pois amor ser uma carta significa que ele é misterioso, e se ele está em papel velino com corte dourado significa então que o amor é algo valioso”, explicando o texto em cada detalhe.

Felipe Chagas

Leandro Machado