Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 08/06

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

O Prof. Anselmo Laurini Sant Anna, na disciplina “Planejamento Físico e Operaçãode Terminais e Armazéns”, no 1º e 3º Semestres de Logística aplicou a metodologia PBL (Problem Based Learning) com o tema “Planejamento demandas de Gates de um terminal”.

Para o desenvolvimento do trabalho, foram apresentados problemas relacionados ao TERMAG – Terminal de Graneis do Guarujá. O primeiro deles, o Planejamento dos Gates da empresa, referente à capacidade de movimentação do mesmo. No segundo, solucionar um problema causado pelo espaço reduzido de armazenagem no terminal, devido à uma paralisação no funcionamento de um dos seus clientes, reduzindo para 1/3 sua capacidade. “Os alunos receberam informações referentes ao terminal, bem como, o planejamento das fábricas de fertilizantes para retirada de matéria prima do TERMAG, uma situação real, que envolve muita estudo e análise para uma solução que atenda a todos os envolvidos no processo”, destaca.

O objetivo dos alunos na atividade foi fazer com que os alunos, com base no problema proposto, apresentar soluções nos seguintes aspectos: 1- Atender o planejamento de fabricação e 2 – Abrir espaço de armazenagem para atracação e descarga de navios, 3 – Quantos dias e que quantidade de caminhões o TERMAG terá que atuar para abrir espaço para descarregar um navio com 51000 T de Enxofre a Granel a caminho do Terminal?

“Para isso, os alunos tiveram que informar o tipo de carga, o Terminal Portuário (Nome do Terminal) indicado para que ocorra a carga/descarga e a localização (Berço onde ocorreria a atracação); 2-Dados exigidos para atracação: calado exigido pelo navio, informações da tabua de marés com a melhor hora para que ocorresse a atracação”, lembra Anselmo.

E, para finalizar, os alunos deviam obter informações a respeito do Terminal Portuário TERMAG, tais como, -Qual capacidade do Descarregador de Navios? Qual a capacidade do Fluxo operacional de caminhões e vagões / dia? O Terminal está com calado para receber este navio?

A atividade permitiu que os alunos conhecessem um pouco sobre a maios plataforma logística do Páis, o Porto de Santos, além de se familiarizarem com o funcionamento de um terminal portuário e diversos aspectos técnico inerentes à atividade”, finalizou.

Já no 8ºA, na Disciplina Gestão Portuária, o Prof. Anselmo utilizou a mesma metodologia (PBL) associada à Sala de Aula Invertida, tendo como tema “Atracação e Operação de Navios”. “O objetivo foi mostrar na prática como ocorre a atracação de navios, mas, mais do que isso, fazê-los planejarem a manobra tendo como base um tipo de carga específico, nesse caso, o Granel Sólido, Granel Liquido e Contêineres”, afirma Anselmo.

Para tanto, os alunos seguiram o seguinte roteiro; Informar o tipo de carga, o terminal portuário e a localização para a caraga/descarga; Os dados exigidos para atracação; Avisos e confirmação de trabalho; Participação na Reunião de atracação no Trafego Codesp; Confirmar Escala de trabalhadores do terminal para acompanhamento da atracação, entre outras ações relacionadas ao procedimento.

Nos 1º semestres de Administração e Gestão de RH, na Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e  no 1º semestre de Logística, na disciplina Metodologia e Iniciação Científica a Profa. Sandra Vilarinho, na Disciplina Metodologia do Trabalho Científico, utilizou a metodologia CANVAS com a técnica de Seminário para o estudo dos regramentos da metodologia científica. “Durante todo o semestre os alunos preparam material com base em autores e nas explanações em sala de aula para a elaboração e apresentação em CANVAS. Foi extremamente produtivo, em especial, por ser a primeira vez que os alunos tiveram acesso a essa metodologia”, comemora Sandra.

No 4º Semestre de Pedagogia, na Disciplina Avaliação da Aprendizagem, a Profa. Me; Maria Eliane utilizou a metodologia Peer Instruction, utilizando um texto sobre a visão da Professora Jussara Hoffmann, com o tema “Avaliação Mediadora”. “Foi interessante perceber como a competição estimula os alunos e os envolve na dinâmica que está sendo realizada. Os alunos cumpriram todos as etapas da metodologia e a impressão é que se ficássemos quatro aulas fazendo a dinâmica, todos ficariam até o fim”, detacou Maria Eliane. A atividade contou com o apoio do Prof. José Tartanhar.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/