Boletim Metodologias Ativas – Centro Universitário Don Domênico – 22/05

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações.

A metodologia Peer Instruction foi a escolhida pelo Prof. Me. Olair Garcia para, na disciplina Estatística, trabalhar a “Leitura e Interpretação de Gráficos e Tabelas” com aos alunos do 2º e 3º semestres de Administração. “Essa metodologia permite que avaliemos em tempo real o grau de absorção do conteúdo por parte dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e uniforme”, afirmou.

Segundo Olair a palavra chave para o sucesso no uso da metodologia é o feedback constante entre aluno-professor. “A interação, a discussão e a avaliação permanente tornam o Peer Instruction uma metodologia fundamental no processo de aprendizagem”.

Para finalizar, Olair destaca a importância do estudo prévio para que a metodologia se torne de fato eficaz. “Esse é um aspecto muito importante, a metodologia exige que o alune se prepare, busque de forma autônoma conhecimento que, associado à teoria trabalhada em sala de aula, permita que ele tenha sucesso na realização dos testes a que é submetido durante a execução”.

“O método Peer Instruction (Instrução aos Pares, numa tradução literal) foi elaborado pelo professor Eric Mazur da universidade de Harvard e tem alcançado grande sucesso nas universidades pelo mundo.  Com o Peer Instruction busca-se tirar o foco do momento da aprendizagem da “transferência de informação”, fazendo com que o aluno busque informações primárias direto da fonte (leitura) e depois no encontro presencial em aula discuta com seus colegas”, trecho retirado do portal https://cristianopalharini.wordpress.com/2018/07/25/peer-instruction-uma-metodologia-ativa-para-o-processo-de-ensino-e-aprendizagem/

 Leandro Machado

As  inscrições para o Processo Seletivo 2019/2 – da UNIDON – Centro Universitário Don Domênico começarão no dia 16/04. Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

ADMINISTRAÇÃO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DIREITO – GESTÃO DE RH – LETRAS – LOGÍSTICA – PEDAGOGIA

Inscreva-se: www.unidon.edu.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *