Boletim Metodologias Ativas – Centro Universitário Don Domênico – 15/04

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações.

O Prof. Me. Denílson Carvalho na disciplina Análise de Investimentos, no 7º semestre de Administração, aplicou a metodologia PBL – Problem Based Learning. “Os alunos receberam material (cenário referente  uma empresa denominada ‘Pet Self Service’, assim como, uma série de instruções para a realização da tarefa”, afirmou.

Segundo Denílson, a atividade implicava na decisão de indicar ou não o empreendimento com base nas informações ao seu respeito. “Após analisar o material com informações sobre o empreendimento, os alunos, além de indicar ou não a sua realização, deveriam decidir entre outras coisas, se havia no cenário algum exemplo de projetos mutuamente excludentes, se havia valor residual no enunciado, etc.”.

Contextualização

A empresa “Pet Self Service” está planejando suas atividades que devem iniciar em janeiro de 2020. O empresário percebeu uma janela estratégica e pretende investir nessa oportunidade ==> comidas diversas para animais de estimação.

Os dados deste ramo são desconhecidos, pois ainda não há histórico, porém pode-se, a longo prazo (em uns 5 anos), supor que terá grande parte mercado (Market Share) de um Pet Shop atual cuja TMA é 21%. Outros dados são:

  1. a) Caso não investisse no Pet Self Service, conseguiria 10% como ROI em um investimento em renda fixa;
  2. b) O investimento inicial previsto é R$ 100.000,00;
  3. c) O payback simples estimado gira em torno de 2 anos;
  4. d) No organograma de fluxo de caixa (incrementos) tem previsão de R$ 50.000,00 / ano;
  5. e) A TIR é um importante elemento para decisão e o empresário solicita que seja calculada em um horizonte temporal de 4 anos;
  6. f) O VPL deve ser calculado com o mesmo horizonte temporal da TIR.

Leandro Machado

 

O Centro Universitário Don Domênico (UNIDON) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019/2Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

ADMINISTRAÇÃO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DIREITO – GESTÃO DE RH – LETRAS – LOGÍSTICA – PEDAGOGIA

Inscreva-se: www.unidon.edu.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *