Boletim Metodologias Ativas – Centro Universitário Don Domênico – 13/05

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações.

No 8º semestre de Administração, na Disciplina Análise investimentos II, o Prof. Me. Denílson Carvalho desenvolveu atividade baseada na metodologia ativa PBL – Problem Based Learning utilizando o Caso ABC Equipamentos. “Na atividade simulamos situação em que os alunos teriam sido contratados como gestores financeiros da ABC Equipamentos, tendo a missão de analisar a abertura de uma nova filial”, afirmou Denílson.

Segundo Denílson, os alunos foram instruídos a realizar a análise financeira pelo VPL, PD e IBC (Valor Presente Líquido, Payback Descontado e o Índice de Benefício / Custo). Para tanto, receberam uma série informações patrimoniais. “Para executar o proposto, os alunos precisaram utilizar uma série de conceitos trabalhados em sala de aula, associando assim, a teoria e a prática”, destacou.

Após a análise do material, a discussão e o desenvolvimento da atividade, os alunos responderam questionamentos a respeito do caso em questão. “O questionário ao final serviu para analisar o resultado do processo de aprendizado proposto na atividade, além de possibilitar a resolução de dúvidas apontadas pelos alunos”.

No 7º semestre de Letras, na disciplina de Inglês, a profa. Mariza Cortazzio utilizou da metodologia Estudo de caso. “Falando sobre países e estados em que os nativos têm como língua predominante o inglês, os alunos tiveram que fazer pesquisas e apresentar para a turma, desta forma trazendo um entendimento prático da cultura, história e contexto social em que cada local escolhido se encontra.”, destacou.

Os alunos selecionaram três países, a Inglaterra, a Irlanda, que apesar de também trazer consigo como língua oficial o irlandês (gaélico), tem também como principal idioma o inglês e os EUA, no caso, o Estado do Havaí, cujo contexto histórico e cultural é de suma importância para a língua inglesa, principalmente, pela difusão de etnias e a mistura do idioma havaiano com a língua inglesa (dos americanos). “Os trabalhos foram muito interessantes, os alunos realmente foram a fundo nas pesquisas e trouxeram sobre cada um dos locais escolhidos o que agregou muito ao bom desempenho do trabalho”, concluiu.

Leandro Machado

As  inscrições para o Processo Seletivo 2019/2 – da UNIDON – Centro Universitário Don Domênico começarão no dia 16/04. Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

ADMINISTRAÇÃO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DIREITO – GESTÃO DE RH – LETRAS – LOGÍSTICA – PEDAGOGIA

Inscreva-se: www.unidon.edu.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *