Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental concluem Projeto de Combate ao Bullying

Projeto foi desenvolvido pela Profa. Camila Gomes, Profa. Vânia Pereira e a Coordenadora Pedagógica, Alessandra Passaes.

Na tarde desta quinta-feira (30/11), os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental realizaram o fechamento do Projeto “A zebrinha preocupada”, desenvolvido com o objetivo de combater o bullying, iniciado no início de outubro deste ano. “O objetivo do projeto é trabalhar, desde cedo, a tolerância, o respeito ao próximo, a convivência pacífica, entre outras questões importantes para o desenvolvimento das crianças”, destacou a Profa. Camila Gomes.

Durante os dois meses do projeto, a cada dia uma criança foi sorteada para cuidar da zebrinha em sua casa, para no dia seguinte em uma roda de conversa realizarem uma troca de conhecimento, respeitando a diversidade e a opinião de cada um. Além da zebrinha, os alunos levaram consigo um caderno de registro com uma série e perguntas que foram ser respondidas pela criança durante o seu ciclo com a zebrinha.

No fechamento realizado hoje, as crianças formaram um círculo e falaram sobre aquilo que aprenderam com o projeto.  “Temos que respeitar os outros”, “Não podemos colocar apelidos nas pessoas, elas têm nome”, “Não pode xingar, fazer bullying”, “Temos que respeitar as diferenças das pessoas” e “Não devemos julgar pelas aparências”, foram alguns dos conceitos observados pelas crianças em sua apresentação.

Ao final das apresentações, a Profa. Camila lembrou que os conceitos trabalhados durante o projeto deverão ser levados pelas crianças por todo a sua vida. “Espero que as crianças percebam que o respeito ao próximo, a tolerância e a convivência pacífica entre os diferentes deve ser uma conduta utilizada em sua vida, de forma que possamos mudar o cenário atual, marcado pela violência e intolerância”, afirmou.

É importante destacar que a presença de bullying nas escolas tem aumentado vertiginosamente nos últimos anos, conforme comprovam levantamentos do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo a aparência física o principal motivo de bullying nas escolas.

O Diretor do Colégio Don Domênico, Prof. Me. Marcelo Mendes Passaes, salienta que o bullying deve ser combatido primeiramente e, principalmente, dentro dos lares das crianças, pois, faz mal àqueles que são submetidos a esse tipo de tratamento, sendo a escola um importante apoio no combate a esse comportamento.

“Essa é uma questão de saúde pública, razão pela qual, a instituição não pode e não se omite no combate ao bullying e, qualquer outro fator que prejudique as crianças que estudam no Colégio Don Domênico. No entanto, cabe destacar que o combate deve começar nos lares e continuar na escola”, afirmou Marcelo Mendes Passaes.

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Leandro Machado

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