Coordenadores da Faculdade Don Domênico participam de treinamento do SEMESP

Prof. Me. Marcel André Valluis e Profa. Me. Cláudia Gomes participaram do curso “Como criar matrizes de referências e instrumentos de avaliação no padrão ENADE”

Na última quarta-feira (29/11), o a Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Letras, Profa. Claudia Gomes e o Coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, Prof. Me. Marcel André Valluis participaram do curso “Como criar matrizes de referências e instrumentos de avaliação no padrão ENADE”, promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP e ministrado por Alexandre Nicolini.

Segundo Nicolini, a Matriz de Referência apresenta o objeto de uma avaliação e é formada por um conjunto de descritores que mostram as habilidades que são esperadas dos alunos em diferentes etapas de escolarização e passíveis de serem aferidas em testes padronizados de desempenho. “O termo matriz de referência é utilizado especificamente no contexto das avaliações em larga escala, para indicar habilidades a serem avaliadas em cada etapa da escolarização e orientar a elaboração de itens de testes e provas. Além disso, também indica a construção de escalas de proficiências que definem o que e o quanto o aluno realiza no contexto da avaliação”.

E, completa: “A matriz de competências e habilidades que estrutura o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) considera, simultaneamente, as competências relativas às áreas de conhecimento e as que expressam as possibilidades cognitivas de jovens e adultos de compreender e realizar tarefas relacionadas a essas áreas (competências do sujeito) ”.

Profa. Me. Cláudia Gomes e Prof. Me. Marcel André Valluis

Para Marcel Valluis o curso vem ao encontro do sistema de avaliação implantado pela Faculdade Don Domênico neste semestre. “O curso confirma nossa convicção de que o sistema de avaliação continuada, baseada em competências e não apenas em conhecimentos é o caminho a ser seguido daqui para frente”, afirmou.

Já Cláudia Gomes, também responsável pelo Núcleo de aperfeiçoamento Pedagógico (NUAPE) da Faculdade Don Domênico, o treinamento constante dos professores é fundamental para a qualidade do processo de avaliação dentro das instituições. “Através do NUAPE temos realizado treinamento com o foco na elaboração de avaliações que avaliem de fato aquilo que o aluno absorveu durante o curso”.

Leandro Machado

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