Professoras do Colégio Don Domênico desenvolvem projeto sobre diversidade com ênfase ao Bullying

Projeto está sendo desenvolvido pela Profa. Camila Gomes, Profa. Vânia Pereira e a Coordenadora Pedagógica, Alessandra Passaes, junto aos alunos do 2º ano do ensino fundamental BT

Com o objetivo de trabalhar a questão da diversidade, ou seja, o ser diferente e, assim desenvolver de maneira lúdica a troca de conhecimento entre os alunos em sala, dando ênfase ao bullying, a Profa. Camila Gomes está desenvolvendo o Projeto: A zebrinha preocupada. A zebrinha preocupada é uma história que conta sobre o cotidiano de uma zebrinha diferente, que vivia em uma savana africana e que sofria com os comentários dos demais animais. Um belo dia durante um passeio conheceu uma girafa muito estranha. Depois desse dia sua vida mudou e a zebrinha preocupada nunca mais ficou.

Profa. Camila explica que a realização do projeto foi discutida com os pais e responsáveis dos alunos antes da aplicação, a fim de evolvê-los no processo e monitorar o progresso das crianças ao longo da atividade. “Tivemos o cuidado de envolver os pais no planejamento do projeto, uma vez que, ele prevê atividades fora da escola, quando a criança sorteada ficará responsável pela zebrinha de pelúcia e deverá registrar os cuidados com o animal”, afirmou.

A cada dia um aluno será sorteado para cuidar da zebrinha, para no dia seguinte em uma roda de conversa realizarão uma troca de conhecimento, respeitando a diversidade e a opinião de cada um. O caderno de registro contém uma série e perguntas que deverão ser respondidas pelo aluno durante o seu ciclo com a zebrinha. “As questões foram formuladas para estimular conceitos que deverão ser trabalhados durante a realização do projeto, destaca Camila.

As perguntas que compõem o livro de registro são:

Profa. Camila Gomes, Profa. Vania Pereira e Nayad

1) Como você se chama?; 2) Através de uma frase defina o que você aprendeu sobre a história da zebrinha preocupada; 3) Você se sente diferente?; 4) O que é ser diferente para você?; 5) O que podemos fazer para combater o bullying?; 6) Como você cuidou da zebrinha?; 7) Com uma palavra descreve o que é “Diversidade”; 8) Desenhe um momento seu junto com a zebrinha.

Na próxima semana, a turma se reunirá pela primeira vez para a realização da Mesa Redonda. A aluna sorteada para cuidar da zebrinha foi Nayad Righetti Guitselar.

Para finalizar, Camila separou uma frase que retrata bem o espírito do projeto. “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se podem aprender odiar, podem ser ensinadas a amar. ” Nelson Mandela.

Leandro Machado