Representantes da Faculdade Don Domênico participam de Visita Técnica sobre Internacionalização

A Coordenadora do NUPPI, Mônica Machado Alonso e o Coordenador da Marketing, Leandro Machado visitaram o GRUPO UNIS

Nos dias 08 e 09 de março, representantes da Faculdade Don Domênico participaram de visita técnica à sede do Grupo UNIS, uma das mais importantes instituições de ensino superior de Minas Gerais, responsável por um programa de internacionalização modelo. “O Grupo UNIS é referência no processo de internacionalização, razão pela qual, foi uma experiência engrandecedora poder conhecer a fundo o programa e aprender, para que possamos iniciar nossa caminhada nesse sentido”, afirma Mônica Machado Alonso, Coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI).

Assim como a Faculdade Don Domenico, o Grupo UNIS faz parte do Consórcio STHEM, que visa o sucesso dos estudantes em educação superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática (STHEM, em inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics).

Profa. Mônica Alonso e Prof. Stéfano Gazzola

A internacionalização será, em breve, um dos requisitos nas avaliações do MEC – Ministério da Educação, sendo necessária a adequação de todas as instituições no sentido de garantir o atendimento da legislação. No entanto, segundo Mônica, o processo de internacionalização, além de poder vir a ser uma exigência do MEC, contribuí no desenvolvimento dos alunos e da instituição como um todo. “Pudemos perceber como os alunos que participam do programa de internacionalização se transformam, ampliam seu horizonte, amadurecem e passam a ter um papel importante junto aos demais alunos no estabelecimento de uma cultura acadêmica diferenciada”.

Sala preparada para o uso de Metodologias Ativas

Durante a visita, os representantes da Faculdade Don Domênico foram recebidos pelo Prof. Me. Stefano Barra Gazzola, Presidente do Grupo Educacional Unis e o Chefe de Gabinete Prof. Esp. Felipe Flausino de Oliveira, e conheceram toda a estrutura administrativa e física do Grupo UNIS, também uma das pioneiras na implantação do Sistema Híbrido de Ensino e na utilização de Metodologias Ativas, contando com salas desenhadas especialmente para esse fim. “Foi interessante ver as instalações construídas exclusivamente para a utilização de metodologias ativas, sentir como o ambiente se adequa às necessidades dos alunos atuais e a transformação que ocorre a partir desse processo”, destaca.

A visita técnica ao Grupo UNIS é mais uma das ações da Faculdade Don Domênico que há dois anos passa por um processo de reformulação de seu sistema de ensino, visando a ampliação na utilização de metodologias ativas e investindo na capacitação de seus docentes, sempre com o objetivo de aperfeiçoar seus serviços educacionais e formar profissionais capazes de enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho, cada vez mais exigente e concorrido. “A cooperação técnica entre as instituições que compõem o Consórcio STHEM é fundamental para o desenvolvimento do ensino superior no País, razão pela qual, temos trabalhado incessantemente na busca por soluções inovadoras que nos possibilite oferecer o modelo mais eficaz de educação possível”, finaliza.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/