PROGRAMA DE INOVAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO

Apresentação

A inovação do sistema de ensino nos diversos níveis da educação é uma necessidade. Ao longo dos anos, o perfil dos alunos mudou, fazendo com que as instituições de ensino públicas e privadas tivessem que mudar também, a fim de se adequarem à nova realidade, que exige uma interação diferente dentro de sala de aula. A passividade de alunos de outrora, não se aplica mais nos tempos modernos, onde os alunos exigem um modelo de ensino mais dinâmico, centralizado no seu aprendizado, por meio da aplicação prática dos conceitos abordados em sala de aula. Essa mudança é irreversível, obrigando que nos adaptemos.

Diversos estudos conduzidos em todo o mundo apontam a necessidade da reformulação do sistema de ensino, como forma de engajar os alunos e permitir um aprendizado mais eficaz, gerando indivíduos mais alinhados com as necessidades de um mercado cada vez mais desafiador.

Esse cenário, levou a Faculdade Don Domênico a buscar alguns dos maiores especialistas em inovação acadêmica do Brasil e do Mundo, por meio de sua inclusão no Consórcio STHEM Brasil, que reúne cerca de 50 Instituições de Ensino Superior, na discussão de inovações que possibilitem o melhor aproveitamento de alunos nos cursos oferecidos. O referido consórcio, está associado à LASPAU uma organização sem fins lucrativos, filiada à Universidade de Harvard, focada na capacitação institucional e desenvolvimento de recursos humanos.

Da sua participação no Consórcio STHEM, a Faculdade Don Domênico iniciou um intenso processo de capacitação de sua equipe em Metodologias Ativas, com a criação do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI). Por meio do núcleo, foi criado o Programa de Inovação da Metodologia de Ensino, responsável pela capacitação de cerca de 30 professores da instituição. Primeiramente dirigido aos professores da instituição, o programa será oferecido à comunidade a partir de maio de 2018, em um sistema de módulos, permitindo que mais profissionais de educação possam trabalhar com modelos de ensino inovadores.

Departamento responsável: Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras – NUPPI – Coordenadora: Profa. Me. Mônica Machado Alonso

Professores Responsáveis: André Luiz Gonçalves Rojas, José Tartanhar Costa Da Silva, Leandro Machado e Olair Rodrigues Garcia Junior

Público-alvo: O curso é dirigido aos profissionais de educação envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem, com educação em espaços formais e não formais, virtuais e não virtuais.

Pré-requisitos: Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.

Objetivo: Elaborar estratégias pedagógicas a partir da identificação dos problemas e contextos em diferentes espaços educativos que integrem tecnologias no intuito de potencializar a aprendizagem.

Metodologia: O curso será oferecido na modalidade híbrida.

Investimento: ver anexo-I

Informações gerais

 

Carga Horária: 360h (Módulos + Orientação e Regras TCC e Apresentação Banca) Data de início: 19/05/2018

Aulas: Aos sábados das 08h30 às 12h30 (Presencial) e das 14h às 18h (EAD).

*Importante: O curso é oferecido em módulos, com certificações parciais. Para conclusão do Curso de Pós-Graduação é necessário concluir todos os módulos e devem ser adicionados os módulos de Orientação e Regras TCC e Apresentação Banca. 

 

MÓDULO 1 – PBL (PROBLEM BASED LEARNING)1 – APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS2

                          – PBL (PROJECT BASED LEARNING)1 – APRENDIZADO BASEADO EM PROJETOS2 

1O que é: O método PBL (Problem Based Learning) é uma estratégia pedagógico/didática centrada no aluno. Tem sido aplicada em algumas escolas nos últimos 30 anos e trata-se de um método de eficiência comprovada por inúmeras pesquisas no campo da psicopedagogia e da avaliação de desempenho dos profissionais formados por esse método. Não se trata, portanto, de método experimental.

2O que é: Aprendizagem baseada em projeto ou aprendizagem por projeto é uma abordagem pedagógica de caráter ativo que enfatiza as atividades de projeto e tem foco no desenvolvimento de competências e habilidades. Assenta-se sobre a aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade.

A expressão aprendizagem baseada em projeto surge, às vezes, como sinônimo de aprendizagem baseada em problema, e trabalhos em língua inglesa referem Project Based Learning e Problem Based Learning pela mesma sigla – PBL. Embora o desenvolvimento de um projeto geralmente ocorra com a resolução de problemas, uma prática tem como foco o problema, e a outra, o projeto. Por outro lado, ambas têm como premissas o ensino centrado no aluno e a aprendizagem colaborativa e participativa.  Em geral, a terminologia “aprendizagem baseada em projeto” é aplicada a modalidades em que há um produto tangível como resultado.

Informações gerais:

Data: 19, 26/05, 02 e 09/06

Carga Horária: 32h (sábados)       

Horário aula presencial: 08h30 – 12h30 

MÓDULO 2 – PEER INSTRUCTION – TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – GOOGLE FOR EDUCATION KAHOOT / SOCRATIVE – GAMEFICAÇÃO

O que é: O método Peer Instruction (Instrução aos Pares, numa tradução literal) foi elaborado pelo professor Eric Mazur da Universidade de Harvard. Com o Peer Instruction busca-se tirar o foco do momento da aprendizagem da “transferência de informação”, fazendo com que o aluno busque informações primárias direto da fonte (leitura) e depois no encontro presencial em aula discuta com seus colegas.

As “palestras” são intercaladas com questões conceituais, chamados ConcepTests, destinadas a expor as dificuldades comuns na compreensão do material [a boa questão deve promover a dúvida no estudante, a fim de propiciar a posterior discussão entre os estudantes].

Tecnologias Educacionais:

Abordagem de ferramentas de apoio à aprendizagem com o objetivo de proporcionar maior interatividade na sala de aula, estimular a competição e motivar os alunos no desenvolvimento de conceitos fundamentais. Algumas das ferramentas trabalhadas neste módulo: Socrative, Kahoot, Plickers, entre outros.

Google for Education

O que é? Uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas tanto para escolas como universidades com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes, principalmente, crianças e adolescentes.

Informações gerais:

Data: 16, 23, 30/06 e 04/08

Carga Horária: 32h (sábados)       

Horário aula presencial: 08h30 – 12h30

MÓDULO 3 – ENSINO HÍBRIDO / SALA INVERTIDA /ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES

O que é:  Originado do termo inglês “Blended Learning” ou B-Learning, derivado do E-learning que se refere a um sistema de ensino aprendizagem onde existem conteúdos ofertados à distância e conteúdos ofertados presencialmente. Daí a origem da designação Blended, algo misto, composto, híbrido.

Programa educacional formal no qual um estudante aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, o lugar, o caminho e/ou ritmo.

Rotação por Estações/ Sala de Aula Invertida: Os modelos de Rotação por Estações, Laboratório Rotacional e Sala de Aula Invertida trazem uma solução híbrida que combina a sala de aula tradicional com o ensino online.

Estudos comprovam que a utilização do Ensino Híbrido gera melhores resultados no nível de aprendizado do aluno, sendo uma alternativa viável para a melhora da qualidade de ensino e o maior engajamento dos alunos nos temas trabalhados em sala de aula.

Durante o transcurso do módulo os alunos desenvolverão planos de aula incluindo as metodologias híbridas, colocando em prática a teoria apresentada. 

Informações gerais:

Data: 11, 18, 25/08 e 01/09

Carga Horária: 32h (sábados)       

Horário aula presencial: 08h30 – 12h30 

MÓDULO 4 – TEAM BASED LEARNING (TBL) – APRENDIZAGEM BASEADA EM TIMES 

O que é? Aprendizagem baseada em times – Team-Based Learning (TBL), consiste em uma estratégia instrucional desenvolvida na década de 70 pelo professor da Universidade de Oklahoma Larry Michaelsen. TBL procura criar oportunidades e obter os benefícios do trabalho em equipe, através da utilização de pequenos grupos de aprendizagem. Essa abordagem é direcionada para turmas com muitos alunos, o que possibilita formar equipes que tenham entre 5 e 7 equipes (a média ideal de quantidade de pessoas por equipe para que a metodologia seja aplicada de forma eficaz).

Aprendizagem baseada em equipes: uma forma de aprendizagem colaborativa, que consiste de (A) Equipes estrategicamente formadas e permanentes, (B) Garantia de preparação, (C) Aplicação de atividades, e (D) Avaliações em pares.

Durante o transcurso do módulo os alunos participarão de dinâmicas com o objetivo de organizar uma atividade utilizando o TBL, metodologia que pode ser aplicada em salas com mais de 100 alunos ou salas de até 25 alunos, sendo uma importante ferramenta de ensino, tendo como base fundamental o feedback.

Informações gerais:

Data: 15, 22, 29/09 e 06/10

Carga Horária: 32h (sábados)       

Horário aula presencial: 08h30 – 12h30 

MÓDULO 5 – DESIGN THINKING 

O que é? Uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados): as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são comuns nesse conceito). O processo consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos indivíduos, no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las.

Embora o nome “design” seja frequentemente associado à qualidade e/ou aparência estética de produtos, o design como disciplina tem por objetivo máximo promover bem-estar na vida das pessoas. No entanto, é a maneira como o designer percebe as coisas e age sobre elas que chamou a atenção de gestores, abrindo novos caminhos para a inovação empresarial.

O designer enxerga como um problema tudo aquilo que prejudica ou impede a experiência (emocional, cognitiva, estética) e o bem-estar na vida das pessoas (considerando todos os aspectos da vida, como trabalho, lazer, relacionamentos, cultura etc.) isso faz com que sua principal tarefa seja identificar problemas e gerar soluções.

Informações gerais:

Data: 13, 20, 27/10 e 10/11

Carga Horária: 32h (sábados)       

Horário aula presencial: 08h30 – 12h30 

MÓDULO 6 – FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS1 / AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – METODOLOGIA ATIVA2

1 O que é? O planejamento estratégico privilegia as competências essenciais, que são as competências específicas às áreas vitais da organização, isto é, aquelas que diferenciam a empresa perante os concorrentes e clientes. Nesse caso, o foco está especificamente no processo, e por mais que o indivíduo seja o responsável pela realização da tarefa, aquele segue normas de conduta e padronização, em detrimento das capacidades individuais, as quais estão atreladas a teorias focadas nos aspectos da personalidade ou aptidões pessoais, e que também interferem no desempenho organizacional. Por conta da relação que há entre estratégia e aqueles que a realizam, surgem os agentes estratégicos, os quais podem ser definidos como indivíduos que por suas habilidades e competências possibilitam às organizações a obtenção de vantagem competitiva. Esse papel de agente estratégico pode ser direcionado àquele responsável pelo planejamento estratégico e por sua execução.

2 O que é? Apesar de a avaliação ficar a critério de cada professor em sua disciplina, as reflexões estão direcionadas aos que se interessam pela avaliação em suas maneiras de conceituar e julgar processos de aprendizagem com o propósito de analisar os procedimentos utilizados para comprovar os resultados obtidos pelo corpo discente em decorrência dos recursos disponibilizados pelos docentes em suas disciplinas.

Informações gerais:

Data: 24/11, 01/12 (Formação por Competências), 08 e 15/12 (Avaliação das Metodologias Ativas)

Carga Horária: 32h (sábados)  

Horário aula presencial: 08h30 – 12h30 

MÓDULO 7 – ORIENTAÇÃO E REGRAS TCC

Nesse módulo o aluno desenvolverá um planejamento de aula com a utilização de Metodologias Ativas, contemplando as diversas etapas do seu desenvolvimento, desde a escolha por uma dinâmica a ser desenvolvida, passando pelo processo de implantação e o fechamento com o feedback. Durante o período de orientação, o aluno deverá aplicar o planejamento em sala de aula, onde deverão ser registradas as dinâmicas em sala de aula, para posterior apresentação.

Aqueles que não estão em sala de aula deverão elaborar um artigo científico, tendo como base o planejamento de implantação de um modelo de ensino inovador ou o resultado da aplicação prática. Exemplo. Gestores de unidades escolares deverão desenvolver uma pesquisa sobre a implantação de metodologias ativas na sua unidade, ou a experiências em uma determinada disciplina.

Informações gerais:

Data: fevereiro a abril de 2019

Carga Horária: 160h (EAD e Encontros agendados com o Orientador)          

MÓDULO 8 – APRESENTAÇÃO BANCA

Os resultados alcançados no Módulo 7 deverão ser apresentados a uma banca formada por professores do Programa de Inovação da Metodologia De Ensino. Os professores que desenvolveram atividades em sala de aula apresentarão os resultados da aplicação prática, enquanto os gestores e demais profissionais apresentarão resumo de sua pesquisa científica.

 Informações gerais:

Data: maio de 2019

Carga Horária: 8h 

INVESTIMENTO

 

1 – Contratação para Pós-Graduação:

Pós-Graduação

 Inovação da Metodologia de Ensino

Valor Regular Valor c/desc. padrão Valor c/desc. diferenciado (matriculados até 30/05/18)
(25%)
  R$ 6.544,08 R$ 5.266,56 R$ 4.908,06
Forma de Pagamento:      
1º Ciclo – 6x de: R$ 470,34 R$ 388,88 R$ 359,01
2º Ciclo – 6x de: R$ 470,34 R$ 388,88 R$ 359,01
3º Ciclo – 6x de: R$ 150,00 R$ 100,00 R$ 99,99

 

Obs.: O aluno matriculado tem mais 5% de desconto para cada matrícula nova decorrente de sua indicação, limitado a 50% de desconto. Quando o indicado cancela a matrícula há a redução do desconto também em 5%.

2 – Contratação por Módulos:

Módulo Descrição do Módulo Valor

Regular

Valor c/desc. padrão Valor c/desc. diferenciado (matriculados até 30/05/18)
(25%)
Forma de
 Pgto
1 PBL – Aprendizado Baseado em Problemas R$ 654,41 R$ 526,66 R$ 490,81 1x
2 Peer Instruction / Tecnologias Educacionais / Google for Education R$ 654,41 R$ 526,66 R$ 490,81 1x
3 Ensino Híbrido / Sala Invertida / Rotação por Estações R$ 654,41 R$ 526,66 R$ 490,81 1x
4 TBL – Aprendizagem Baseada em Times R$ 654,41 R$ 526,66 R$ 490,81 1x
5 Design Thinking R$ 654,41 R$ 526,66 R$ 490,81 1x
6 Formação por Competências / Avaliação da Aprendizagem – Metodologia Ativa R$ 654,41 R$ 526,66 R$ 490,81 1x
7 Orientação e Regras TCC R$ 1.963,21 R$ 1.579,94 R$ 1.472,39 3x
8 Apresentação Banca R$ 654,41 R$ 526,66 R$ 490,81 1x
  Total R$ 6.544,08 R$ 5.266,56 R$ 4.908,06  

 

Obs.: O aluno matriculado tem mais 5% de desconto para cada matrícula nova decorrente de sua indicação (no mesmo módulo), limitado a 50% de desconto. Quando o indicado cancela a matrícula há a redução do desconto também em 5%.

Inscrições/Informações: 13 3308 3000 – Secretaria da Faculdade: Atendimento das 09h00 – 21h00.