Direito: quais as vantagens de estudo e atuação profissional?

direito_quais_vantagens_estudo_atuacao

Ao decidir cursar uma faculdade, três questões fundamentais devem ser levadas em conta antes de escolher algum curso: prazer pelo que faz, custo-benefício e como aquela área de conhecimento pode mudar a própria vida e de pessoas ao redor. O Direito é uma das atividades profissionais mais antigas do mundo. Mesmo assim, atrai milhares de pessoas todos os semestres nas mais de 1.300 faculdades que ofertam a graduação no Brasil. De acordo com levantamento do Ministério da Educação (MEC) divulgado em 2015, o curso é o que mais possui estudantes no país, ultrapassando assim a área da Administração, a mais estudada anteriormente.

Advogados, magistrados, promotores, defensores públicos, delegados e tantos outros. A carreira jurídica se tornou uma das mais promissoras áreas de atuação nos últimos anos. A gama de oportunidades é o que mais tem atraído jovens e adultos em uma sociedade que, cada vez mais, tem reinventado as profissões.

Conhecer e dominar as leis do país

O direito se torna uma opção tanto para jovens que acabaram de sair do ensino médio quanto para adultos que querem expandir o conhecimento. Muita gente escolhe a graduação pelas possibilidades e portas que se abrem quando se tem um diploma na área. Outros, porém, escolhem o curso porque sabem dos benefícios que levarão para toda a vida.

Na atual conjuntura social, saber os pontos principais da legislação que rege a nossa sociedade é cada vez mais necessário. Isso porque são as leis de um país que definem o comportamento da sua população, e informação nunca é demais. Enquanto cidadãos, conhecer os direitos e deveres permite uma nova visão em situações que podem ser comuns no dia a dia, como a contratação de um funcionário, o matrimônio, o consumo, as funções trabalhistas, o aluguel de um imóvel e tantas outras instituições sociais em que estamos inseridos.

Pluralidade na atividade profissional

Os profissionais que chegam ao mercado de trabalho possuem diversas possibilidades de atuação. A atividade mais comum ainda é a advocacia, mas se isso está fora dos planos, não há problema. É possível abrir o próprio escritório, trabalhar no Jurídico de grandes corporações, desempenhar funções em promotorias e órgãos públicos de âmbito municipal, estadual ou federal. Além disso, as subáreas também abrem diversos caminhos para trilhar na profissão.

Nos últimos anos, porém, os formados têm se dedicado a uma nova oportunidade: concursos públicos. A carreira pública é promissora para todas as áreas de conhecimento. Para o Direito, mais ainda. A procura se deve ao número de oportunidades que surgem para quem é formado nessa graduação.

Área em expansão

Apesar de todos os motivos já listados, o Direito está longe de ser uma área desgastada ou com poucas perspectivas de sucesso. Seja em concursos públicos ou como advogado, as possibilidades são ilimitadas. E você? Compartilhe com a gente por que escolheu esse curso!

 


PROCESSO SELETIVO FACULDADE DON DOMÊNICO

Inscrições on-line gratuitas – CLIQUE AQUI