Professores da Faculdade Don Domênico participam de Semana de Instrução promovida pelo 1a Bda AAAe

Professores abordaram os temas Mata Atlântica e História do Guarujá

 
Os professores José Juarez Tavares Lima e Angela Omati Aguiar Vaz proferiram palestra na Semana de Instrução promovida pela 1a Brigada de Artilharia Antiaérea – Forte dos Andradas, voltada aos soldados responsáveis pela recepção de visitantes.

Em sua apresentação o Prof. Dr. José Juarez Tavares Lima abordou o tema Mata Atlântica, destacando a importância da localização do Forte dos Andradas, cercado por vegetação praticamente intocada. “O Forte dos Andradas tem uma localização privilegiada e um papel fundamental na preservação da Mata Atlântica, uma vez que, em razão de sua instalação na região, a vegetação foi sempre resguardada e mantida”.
A Prof. Me. Angela Omati Aguiar Vaz, coordenadora do Curso de História da Faculdade Don Domênico, por sua vez, falou sobre a importância do Forte dos Andradas no contexto histórico da cidade do Guarujá. “O Forte dos Andradas é um dos principais pontos históricos da nossa cidade, sua preservação e a manutenção de suas atividades fizeram dele destino obrigatório para aqueles que desejam conhecer a história do Guarujá.”
O evento é coordenado pela Dra. Patrícia Wanzeller, responsável pela coordenação do sítio histórico do Forte dos Andradas, além de assessora de história militar do comando. A Profa Dra. Proferiu palestra na Faculdade Master da Faculdade Don Domênico no dia 13/06.

 
Sobre o Forte dos Andradas
O Forte dos Andradas localiza-se na ponta de Munduba, ao sul da ilha de Santo Amaro, no atual município do Guarujá, no litoral do estado de São Paulo, no Brasil.
Inicialmente denominado Forte de Munduba, foi a última grande estrutura defensiva fixa erguida no país, formando sistema com o Forte de Itaipu, na defesa do acesso à barra do porto de Santos, à época o maior porto exportador do Brasil, superando inclusive o porto do Rio de Janeiro.
Projetado pelo Tenente-Coronel de Engenharia João Luiz Monteiro de Barros, em 1934, quando o Ministro da Guerra o General-de-Exército Pedro Aurélio Góes Monteiro, o Forte dos Andradas foi criado pelo Decreto-Lei nº 4248, de 10 de abril de 1942. Inaugurado em 10 de novembro do mesmo ano, constitui-se na principal cidadela de defesa da entrada da Baía de Santos, ao sul da Ilha de Santo Amaro. Nos diversos Mirantes do Forte, o turista vai deparar com as vistas marítima mais bonita de todo litoral paulista.

 
Leandro Machado
Com informações da SOAFAN