Prof. Dr. José Roberto Yashima profere palestra na Faculdade Master

O tema da palestra foi “Alimentos para uma dieta equilibrada e saudável”

No dia 26 de outubro de 2017, o Prof. Dr. José Roberto Yasoshima proferiu palestra na Faculdade Master, sobre um tema de profunda relevância para os dias atuais: “Alimentos para uma dieta equilibrada e saudável”. Graduado em Administração e Doutor em Ciências da Comunicação, José Roberto afirmou não ser nutricionista, apenas um pesquisador a respeito do tema por seu interesse no tema.

No iniciou sua palestra falando sobre as famosas “besteiras” que as crianças comem. “As crianças devem ser incentivadas, desde cedo, a comerem alimentos saudáveis, pois, a falta desse hábito, pode gerar diversos problemas de saúde ligados a falta de alguns dos componentes necessários como: vitaminas, cálcio, ferro e entre outros”, afirmou.

José Roberto explicou que uma refeição equilibrada é formada por três grupos, considerados pilares da alimentação saudável, de acordo com a função que cada um exerce em nosso organismo: energético, construtor e regulador. “Alimentar-se de maneira balanceada utilizando elementos dos três pilares citados é fundamental para a saúde do nosso organismo”, destacou.

Falando sobre cada um deles, José Roberto apresentou exemplos de alimentos de cada grupo. Sobre os ‘Energéticos’ explicou que todos os alimentos são energéticos, no entanto alguns mais que os outros, como por exemplo, o pão, o açúcar e o cereal. Já os “Construtores” são os alimentos ricos em proteínas, que ajudam no crescimento e desenvolvimento de partes dos nossos corpos, como cabelo e unhas, citando os alimentos mais ricos em proteínas como os ovos, leite, carne de frango, entre outros. Para finalizar, falou sobre os “Reguladores” que são as vitaminas que compõem nossos organismos, como vitaminas A, B, C, D, E, ferro, cálcio, e zinco, e os alimentos que contem essas vitaminas: cenoura, o alface, e o chuchu, entre outros.

O professor também apresentou à turma um método de alimentação saudável conhecido como “Dieta Mediterrânea”, idealizada por Ancel Keys, gerando o livro “Seven Countries Studies”, que aborda suas pesquisas e experimentos. Na sequência, explicou os principais alimentos que formam a dieta mediterrânea e quais as principais características do método, apresentando um filme sobre a Sicília, na Itália, onde a dieta mediterrânea é muito famosa e as pessoas desde criança acostumam-se com uma refeição saudável e balanceada, resultando em poucas enfermidades relacionadas à alimentação. “A curiosidade é que, a Dieta Mediterrânea reúne alimentos muitos saborosos, entre eles, a Pizza Marguerita, uma especialidade daquela região e muito apreciada pelos brasileiros.

Além da dieta mediterrânea José Roberto falou sobre dieta para diabéticos, e explicou que esta dieta é simples e ele separou em quatro classes, sendo elas: inimigos, colegas, amigos, e melhores amigos, que ficaram desta forma:

  1. Inimigos: trigos, massas e pães.
  2. Colegas: batata doce, mandioca e beterraba.
  3. Amigos: gorduras saudáveis e sementes.
  4. Melhores amigos: Ovos, óleo de coco, abacate, óleo de peixe.

No encerramento, José Roberto entregou para a turma um saquinho de presentes pequeno contendo alguns pequenos recipientes com sementes em cada um, e falou sobre o “poder das sementes”. “Muitas sementes são grandes fontes de energia e algumas nos ajudam, inclusive, a melhorar nossa pele e manter a autoestima”, finalizou.

Felipe Chagas

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se:

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/