Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 23/10 – 01/11

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

O Prof. Me. Junior dos Santos, no 5º semestre de Administração, na disciplina Gestão da Produção I, utilizou a metodologia Peer Instruction para avaliar dois temas trabalhados anteriormente, Nova Lei da Terceirização e Sobrevivência das Empresas, utilizando relatório do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. “Enviei o material previamente para análise e estudo. No dia da aula, os alunos receberam questões a respeito do material e conforme acertavam as respostas os grupos avançavam”.

No 2º B de Administração, o Prof. Me. Olair Garcia Jr., na disciplina Raciocínio Lógico, aplicou a metodologia Peer Instruction para avaliar conhecimentos após aula sobre testes psicotécnicos. “Organizados em times de 5 alunos, realizaram a atividade onde, utilizei apresentação de PowerPoint, com um marcador de tempo regressivo, disponibilizando 3 minutos para cada questão (dez questões). O processo não poderia ser interrompido, quando iniciado, conforme foi informado aos alunos. No término do processo, os alunos devolveram o cartão de respostas”.

 

Mesma metodologia aplicada pelo Prof. Me. Leandro Machado no 7º semestre de Administração, na disciplina Marketing II. “A ideia foi avaliar o estágio de aprendizagem dos alunos a respeito dos assuntos abordados em sala de aula até o momento. A atividade foi realizada de forma individual. Os alunos tinham trinta segundos para responder questões elaboradas na plataforma powerpoint e projetadas”. O resultado alcançado pelos alunos determinará a sequência dos assuntos a serem abordados em sala de aula, sendo reservado espaço para trabalhar conceitos cujos resultados do teste não foram satisfatórios.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se:

http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/