O que é o Ensino Híbrido?

Modelo favorece a personalização do ensino e o melhor aproveitamento do aluno

A Faculdade Don Domênico implantou neste semestre o modelo de Ensino Híbrido em alguma das disciplinas oferecidas na instituição. A inserção das disciplinas hibridas é parte do programa de modernização do sistema de ensino na instituição, redundante da sua participação no Consórcio STHEM, que visa o sucesso dos estudantes em educação superior. “Nossa intenção é ampliar a capacidade de aprendizado do aluno, facilitando sua compreensão dos assuntos tratados no curso e formando profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho”, afirma o Prof. Me. Fernando Mendes Passaes – Diretor da Faculdade Don Domênico.

O Ensino Híbrido é considerado uma evolução no sistema de ensino, pois utiliza a tecnologia com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem. “Cada vez mais, a sala de aula precisa se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia. O Ensino Híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente online e presencial, buscando que os alunos aprendam mais e melhor!” – Fundação Lemann.

A adoção do sistema funcionará de maneira gradual, de forma que alunos e professores possam maximizar os resultados da iniciativa, sem prejuízo para o processo de aprendizado. “Os professores têm plena liberdade para planejarem suas aulas da maneira que melhor atenda aos seus interesses e dos alunos, bastando que tudo seja combinado e explicado, permitindo que os resultados positivos sejam alcançados”, destaca Fernando.

“A mudança na educação é resultado da mudança no perfil do aluno e nos avanços tecnológicos associados à educação. Com base nisso e em estudos que mostram a maior eficácia do sistema híbrido, temos trabalhado nessa transformação, tendo sempre o melhor aproveitamento do aluno como objetivo principal”, finaliza.

O Ensino Híbrido propõe:

  • Maior engajamento dos alunos no aprendizado
  • Melhor aproveitamento do tempo do professor
  • Ampliação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas
  • Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno
  • Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos alunos
  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno.

Leandro Machado

Com informações da Fundação Lemann

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/