Design Thinking foi o tema da Pós em Metodologias Ativas neste sábado

Profissional responsável pela aula foi a Profa. Rosana Cammarosano. Aula teve apoio do Professor Ramon Torre

No início de sua apresentação apresentou o histórico do conceito Design que remete ao ano de 1598, nas diversas fases do desenvolvimento do mercado, chegando atualmente às interfaces inerentes às tecnologias, em especial, os e-commerce e a relação das pessoas com smartphones, tablets e computadores pessoais.

Segundo Rosana, o Design Thinking é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas no mercado atual. “Em um mundo onde a inovação é o principal fator de competitividade, a utilização do Design Thinking se tornou prática comum para todas as empresas que entendem a necessidade de melhorar sempre”.

E, completa: “Função básica do Design Thinking é proporcionar uma inovação, seja ela incremental, radical, sintética, etc, mas sempre levando em consideração a necessidade de pensar fora da caixa, sair da zona de conforto para solucionar problemas, levando em consideração a viabilidade financeira de tal solução”,

Para ilustrar o conceito, Rosana citou uma série de empresas que utilizam a ferramenta e se destacam no mercado, entre elas, a Apple, Uber, Netflix, Cirque Du Soleil, Itaú. Na sequência, apresentou o Case da HelthCare, empresa de serviços de saúde que encontrava dificuldade na execução de ressonâncias em crianças, sendo necessário inclusive sedar a maioria delas. “Através do Design Thinking a empresa desenvolveu equipamentos lúdicos, reduzindo sensivelmente a necessidade de sedação de crianças para realização do exame. Hoje, a empresa tem uma extensa lista de espera para realização do procedimento”, destacou.

Para finalizar sua apresentação, Rosana lembrou que um dos principais fatores para o sucesso do processo de implantação e a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no papel do outro. “Levando em consideração os pilares do Design Thinking, Imersão, Cocriação e Prototipação, a capacidade de se colocar no papel dos outros é fundamental para estimular a criatividade no momento e trabalhar soluções para os problemas identificados”.

A segunda parte da aula envolveu a realização de uma dinâmica, utilizando como base o seguinte problema: Como criar uma forma sustentável para atrair, engajar e reter novos alunos? “Esse é um tema de muita relevância, em especial, para o público aqui presente, uma vez que, faz parte da realidade das instituições atualmente”, finalizou.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/