Coordenadora do NUPPI participa do Seminário “A Economia e a Formação por Competências”

Evento apresentou o modelo finlandês de educação, referência em todo o mundo

Mr. Mika Lintilä – Ministro da Economia da Finlândia

A Coordenadora do Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras (NUPPI) da Faculdade Don Domênico participou do Seminário A Economia e a Formação por Competências”, tendo como base o modelo de educação da Finlândia, considerado uma referência em todo o mundo. O evento promovido pelo SEMESP em parceria com a Embaixada da Finlândia, teve o objetivo de colaborar com as Instituições de Ensino Superior Brasileiras, no sentido de discutir o modelo acadêmico e formar pessoas para o futuro, que identifiquem e solucionem problemas da sociedade e que tenham as competências requeridas pelos empregadores públicos e privados.

Dr. Lauri Tuomi – Diretor do Conselho Nacional de Educação da Finlândia.

O evento contou com diversas autoridades e especialistas em educação da Finlândia, entre eles, o ministro da economia da Finlândia, Mika Lintilä, o diretor da Agência Nacional de Educação Finlandesa, Lauri Tuomi, a Diretora de Operações e Negócios da TAMK (Tampere University of Applied Sciencs), Dr. Carita Prokki e a Vice Presidente da TAMK, Päivi Karttunen.

Em sua apresentação, Mika Lintilä destacou que a dinâmica econômica e a tecnologia requerem mudanças profundas no atual modelo de formação dos estudantes. “As IES precisam desenvolver competências para demandas futuras. Não haverá crescimento econômico de um país sem um sistema de ensino superior organizado e com políticas públicas consistentes”, afirmou.

Já Lauri Tuomi contou como a reforma no sistema educacional finlandês é cíclica, com mudanças em todos os níveis de ensino e foco no futuro. O evento contou ainda com a realização de Rodada de Cooperação – Networking com as Universidades e Empresas EdTech finlandesas.

Dr. Carita Prokki – Diretora de Operações e Negócios da TAMK (Tampere University of Applied Sciencs) , Mônica Alonso e Ms. Päivi Karttunen – Vice Presidente da TAMK

Para Mônica Alonso, o evento foi mais uma oportunidade para adquirir conhecimentos que possibilitarão o aperfeiçoamento dos serviços prestados na Faculdade Don Domênico. “É importante conhecer modelos inovadores de educação que possibilitem um melhor aproveitamento do estudante, de modo que, dentro das nossas possibilidades, possamos oferecer aos nossos alunos condições para que se aperfeiçoem e possam buscar uma colocação no mercado de trabalho, cada vez mais concorrido”, afirmou.

Na próxima semana, a coordenadora do NUPPI participará de uma capacitação na Finlândia. “Temos estudado o modelo finlandês através de palestras, apresentações, artigos e periódicos de educação. No entanto, ver como o modelo funciona in loco permitirá uma maior compreensão da operacionalização do modelo de ensino, servindo para que possamos no futuro implantar algo similar na Faculdade Don Domênico”, finalizou.

Leandro Machado

Com informações do SEMESP