Coordenadora do Curso de História visita Escola Municipal Myriam Terezinha, no Jardim Boa Esperança

Professora Mestre Ângela Vaz falou sobre o seu livro “Guarujá: Três momentos de uma mesma história”

Considerada uma das principais historiadoras do Guarujá, a Profa. Me. Ângela Vaz foi convidada pela turma do 5º ano I, da Escola Municipal Myriam Terezinha, sob orientação da professora Ademara Santos, para falar um pouco sobre sua obra “Guarujá: Três momentos de uma mesma história”. Ângela foi recebida pela coordenadora de História da Prefeitura de Guarujá e ex-aluna da Faculdade Don Domênico, Profa. Carla, além da Professora Ademara e a Coordenadora do Escola.

A visita serviu ainda, para que os alunos apresentassem o seu Projeto “Se essa rua fosse minha”, que tem o objetivo de alterar o nome da Avenida Leomil, para Avenida 20 de Novembro. A proposta de alteração é fruto de uma atividade de pesquisa desenvolvida pela turma sobre Valêncio Augusto Leomil, que dá seu nome à avenida atualmente, cuja trajetória é marcada por assassinato e utilização de mão de obra escrava. “Ao terem conhecimento desse passado, as crianças classificaram como “injusta” o fato dele dar nome à Avenida”, afirma Ademara Santos.

Com o decorrer do projeto a pesquisa foi se aprofundando. “Os alunos mergulharam no acervo histórico da época, elaboraram questionário para saber da população sabia quem foi Leomil, descobriram leis e foram em busca dos mecanismos necessários para alterar o nome da Avenida, para Avenida 20 de Novembro. No momento, eles recolhem abaixo-assinado para levar à Câmara Municipal, no intuito de que essa iniciativa se torne um projeto de lei”, informa a Prefeitura do Guarujá

“Fiquei extremamente emocionada com o convite e contente com a consciência das crianças ao realizarem a pesquisa e, a partir dela, criarem um movimento cívico em busca daquilo que acreditam ser o melhor para a cidade. Tendo dedicado parte de minha vida ao estudo da história do Guarujá, fico feliz em ver o envolvimento das crianças a nossa cidade”, afirmou Ângela Vaz.

Leandro Machado

Com informações da Prefeitura de Guarujá

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/