Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 24/09

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Cláudia Moura utilizou a metodologia Peer Instruction com os aluno do 2º semestre de ADM, tendo como tema conceitos e exercício práticos sobre contabilização e cálculo  na compra e venda de mercadorias, falando sobre controle de estoques e ICMS. Foi utilizado o socrative para a realização da atividade.

A mesma metodologia foi desenvolvida no 4º semestre de Administração e Ciências Contábeis, na Disciplina Contabilidade e Análise de Custos II, tendo como tema “break-even- point” Ponto de Equilíbrio  (Contábil / Econômico / Financeiro)

“O Estudo  desenvolvido em quatro aulas/semanas: 1°. aula: Acordo firmado com os alunos quanto as regras (prazos / métodos / avaliação);  Conceitualização e  exemplificação da temática; 2° aula: Divisão das turmas em grupos, com cinco componentes, e liberação para o desenvolvimento de dezoito questões pertinentes à temática. Questões oriundas do Exame de Suficiência – CFC, ENADE e Concursos públicos; 3.° aula: Os grupos efetuaram as respostas das questões desenvolvidas, utilizando o SOCRATIVE, momento em que, devido aos estudos nas aulas anteriores, tiveram que responder mais quatro questões novas, conforme acordado anteriormente, totalizando vinte e duas questões para cada grupo; 4.° aula: Sorteio entre os grupos de questões para que explicassem aos demais alunos quanto ao desenvolvimento. Em todos os momentos estive presente nas orientações para que o objetivo do aprendizado fosse alcançado de forma homogênea”, afirmou. A mesma metodologia está em desenvolvimento com a turma do 4. B de administração.

No 7º semestre de Pedagogia, na Disciplina Gestão de Pessoas, a Profa. Me. Tânia Cristina utilizou a metodologia Rotação por Estações. “A atividade foi composta por cinco estações, sendo um vídeo e quatro textos, os quais abordam recrutamento de pessoal”, afirma Tânia.

“Cada aluno recebeu ficha de trabalho com cinco questões, que deveriam responder individualmente, para posterior discussão, a atividade foi respondida após passarem por todas as estações. O objetivo é a interação do aluno com o conteúdo abordado”.

No 6º semestre de Pedagogia, o Prof. Me. Olair Garcia finalizou a metodologia PBL, com as apresentações dos materiais para utilização em aula de matemática para aos últimas séries do Fundamental I (4º e 5º anos). “Foi realizada a troca de ideias entre os grupos e fechamento com a crítica, realizada ao final das apresentações, pelo professor, além das interferências e questionamentos durante cada apresentação”.

Na mesma semana, Olair finalizou o PBL no 5º A de pedagogia. Na aula anterior, o professor apresentou alguns vídeos de materiais utilizados em aulas de matemática, além de um exemplo prático. Foram solicitados materiais para utilização em uma aula para séries iniciais do fundamental I (1º, 2º e 3º anos) . “O fechamento foi a apresentação dos materiais confeccionados e a sugestão de aula. Durante a apresentação foram feitos questionamentos e inferências e os alunos respondiam. A troca de ideias também foi interessante e alguns alunos solicitaram por mais aulas práticas” Ao final foi feita a crítica e sugestões, pelo professor. 

No 1ºA  e 2ºA  de administração, Olair utilizou a metodologia Peer instruction, sobre sobre o tema “Proposições lógicas”. Utilizando os slides com tempo de 1 minuto para cada questão. “O desemprenho das turmas foi excelente”, comemorou.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019 –  com CONCURSO DE BOLSAS para novos entrantes agendado para o dia 21/10 – 10h00.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/