Boletim Metodologias Ativas – Centro Universitário Don Domênico – 18/03

Boletim Metodologias Ativas – Centro Universitário Don Domênico – 18/03

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações.

O Prof. Me. André Rojas, no 5ºC de Administração, na Disciplina Gestão de Projetos, utilizou a metodologia PBL – Project Based Learning a fim de aplicar de forma prática alguns dos conceitos trabalhados em sala de aula.

A atividade consistia em construir uma torre com recursos materiais específicos que eram: 20 palitos de macarrão espaguete, uma bolinha de papel, aproximadamente 1 metro de fita adesiva e de barbante, com apenas estes materiais a proposta era fazer a maior torre que ficasse de pé com a bolinha de papel em cima com tempo máximo de 20 minutos. “É muito interessante, desde o começo eu observei que rapidamente cada um dos grupos teve um dos colegas que tomou a frente do trabalho como um verdadeiro líder, fazendo gestão e estipulando a cada um dos colegas de grupo objetivos para o desenvolvimento do projeto.”, declarou André Rojas.

A satisfação surgiu também dos alunos que após a atividade comentaram bastante sobre o trabalho que havia sido feito.  “O professor André sempre traz aulas inovadoras, pelo fato de ele trabalhar com a área da tecnologia podemos perceber até mesmo que a forma de ele explicar é bem mais adaptada à nossa geração, a aula foi bem dinâmica e acho que depois dessa atividade nunca mais vamos nos esquecer do aprendizado acerca de gestão de riscos, tempo e planejamento.”, concluiu a aluna do 5ºC – Administração, Lhayss do Carmo disse.

Já a Profa. Cláudia de Moura Vassão, no 6º semestre de Administração, na Disciplina Controladoria 1, utilizou a metodologia PBL – Problem Based Learning, utilizando material de apoio. “Após acesso artigos, textos e cases, o alunos tiveram que responder a seguinte questão: Como controller quais tomadas de decisões impactaram positivamente ou não  na lucratividade da empresa”.

 

No 1º semestre dos cursos de Gestão de RH e Logística, o Prof. Me. Júnior Santos desenvolveu atividade baseada na metodologia sala de aula invertida. “Os alunos receberam o artigo ‘Protesto em memória das vítimas de acidente de trabalho’, de autoria do Auditor Fiscal do Trabalho Francisco Oliveira. Em sala de aula, discutimos diversos aspectos relacionados ao tema abordado e os alunos, em grupos, responderam questões elaboradas para a atividade”, afirmou Junior.

Na disciplina Gestão Empresarial I, no 7º semestre de Administração, o Prof. Érico Barzan utilizou a metodologia Sala de Aula Invertida para trabalhar o tema “Canvas”. “Os alunos receberam material a respeito do tema antes da aula e, com base nele, explicaram a as forma de utilização da ferramenta”, destacou.  

 

Felipe Chagas

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

ADMINISTRAÇÃO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DIREITO – GESTÃO DE RH – LETRAS – LOGÍSTICA – PEDAGOGIA

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/