Boletim Metodologias Ativas – Centro Universitário Don Domênico – 13/09

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações.

A Profa. Me. Tânia Cristina, no 6º A e 7º C semestres de Pedagogia, na Disciplina Teoria e Prática do Currículo utilizou a metodologia Sala de Aula Invertida, trabalhando texto sobre Escola, Currículo e Cultura “Após leitura previa, realizamos uma  reflexão crítica sobre o tema e promovemos debate entre os alunos”, afirmou. A mesma metodologia foi utilizada por Tânia com os alunos do 6º B e 7º D semestres de pedagogia, tendo como tema a Teoria e Critica do Currículo.

No 1º, 2º e 4º semestres de RH, na Disciplina Gestão de Projetos, o Prof. Me. Junior Santos usou a metodologia PBL – Problem Based Learning que consistia na construção de uma torre de macarrão utilizando recursos limitados como: materiais, tempo e mão de obra. “Na atividade foi abordado a capacidade de trabalhar em grupo, propor soluções em períodos curtos, administração dos recursos escassos, capacidade de planejamento e tomada de decisões e Gestão do tempo”, destacou.

No curso de Administração, o Prof. Alex Guedes promoveu debate sobre o tema “Nordeste/Brasil e a guerra tecnológica entre Estados Unidos e a China”. Segunfo ele, os alunos do 3° e 4° de ADM deveriam agir como administradores do Brasil, como se o País fosse uma empresa e assim tomar as devidas decisões. “A ideia é fazer com que os alunos pensem fora da caixinha e busquem tomar decisões já como futuros Gestores, uma vez que, na maioria das vezes não é possível ficar inerte a decisões e se faz necessário escolher um lado”.

Na disciplina Marketing II, no 7º Semestre de Administração, a Profa. Viviane Martins utilizou a metodologia Estudo de Caso para abordar o tema Matriz BCG “A atividade consistia em criar estratégias, planejamento, pesquisa e desenvolvimento para trazer um produto que um dia foi ´Estrela´ e hoje está no quadrante ‘Abacaxi’  para o quadrante ‘Estrela’ novamente!”, comentou.

Outros projetos de destaque:

Profa. Maisa Kugler

5º semestre de Pedagogia

Disciplina: Gestão e Coordenação do Trabalho Escolar

Metodologia – Aprendizagem baseada em Projeto

Profa. Me. Eliane Prates

2º semestre de Pedagogia

Disciplina: Metodologia da Educação Infantil I

Palestra do Método de Alfabetização Boquinhas

Profa. Viviane Martins

8º semestre de Ciências Contábeis

Criação de uma empresa e elaboração de laudo pericial

 Leandro Machado

As  inscrições estão abertas para o CONCURSO DE BOLSAS DO UNIDON – Centro Universitário Don Domênico. SÃO BOLSAS DE ATÉ 100%. Participe!

ADMINISTRAÇÃO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DIREITO – GESTÃO DE RH – LETRAS – LOGÍSTICA – PEDAGOGIA

Inscreva-se: www.unidon.edu.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *