“A história da informação” foi o tema da palestra na Faculdade Master da última terça-feira (22/08)

O autor e ex-aluno da Faculdade Don Domênico Enrique Dias foi o palestrante

O palestrante da tarde de terça-feira (22/08/17) foi Enrique Dias, ex-aluno de História da Faculdade Don Domênico. Enrique é autor de três livros, Fidel com a Dele e com a Minha, A Política sem Caô e “Brasil X Argentina – bola, samba e tango em 100 anos de rivalidade, 1908-2008”.

Enrique começou a palestra falando um pouco sobre quem ele era, e sobre algumas opiniões sobre cultura, “a cultura atrai educação, turismo e desenvolvimento. ” Foi uma das frases de destaque do palestrante.

Segundo Enrique a informação percorre por volta do tempo, onde antes mesmo da existência humana, os seres habitantes na Terra já precisavam de informações para conseguir serem bons predadores e manterem sua espécie protegida. “Eles usavam análises informativas através do ambiente, visão, e também do faro, até porque a informação serve para ‘colocar as coisas em ordem’, afirmou.

Um fato curioso abordado por Enrique, é que se formos contar toda a história da Terra como se fosse apenas um ano, nós humanos (homo sapiens) ocuparíamos apenas 15 minutos dentro dos 365 dias da História de milhões de anos do nosso planeta.

Enrique também lembrou que, no Brasil há um monumento informativo histórico no Parque Nacional Serra da Capivara, que fica no estado do Piauí, onde podemos encontrar numerosas pinturas rupestres estampadas em pedras e paredes de cavernas, pinturas feitas a milhões de anos por nossos antepassados, ilustrando seus momentos de caça e rituais da época.

Avançando com o tempo, o palestrante citou Heródoto, um historiador grego, que foi considerado o pai da história, também falou um pouco sobre os Griôs que eram contadores de histórias, e falavam sobre história social, política, e sobre as religiões africanas. Enrique explicou que os Griôs eram uma grande fonte de informação na época do Império Mali na África.

Segundo Enrique, o Império Romano não fica para trás, pois em sua época surgiu o primeiro jornal, intitulado “ACTA DIURNA”. Sua criação foi uma iniciativa de Júlio Cesar, que era Líder e General do Império Romano no ano de 69 a.C.

Ao final de sua apresentação, Enrique Dias explicou como a informação faz parte do dia-a-dia das pessoas atualmente. “Por onde você passa você sempre tem uma tonelada de informações, tanto na televisão, como no rádio, e,  principalmente, na internet. Em 1800 as pessoas tinham ‘na vida inteira’ em média o mesmo número de informações que nós temos hoje em 1 dia.” E concluiu: “A fórmula da evolução da informação é TECNOLOGIA + VELOCIDADE = INFORMAÇÃO”.

Sobre a iniciativa da Faculdade Master Enrique Dias disse: “eu sou um apreciador da educação, e fico feliz de ver as pessoas da terceira idade se dedicando, isso é muito importante para a reflexão das ideias, por meio da informação elas formam ideias complementas com as dos colegas, ou até mesmo geram novas ideias”.

Participe da Faculdade Master. Saiba como aqui

Felipe Chagas

Leandro Machado