Dia Nacional da Consciência Negra será tema de Performance Artística no Colégio Don Domênico  

Atividade será dirigida pela Professora Ana Cristina

Na próxima sexta-feira (22/11) os alunos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental II participarão de uma “performance artística” no pátio do Colégio Don Domênico sobre a importância do Dia Nacional da Consciência Negra,  comemorado no dia 20 de novembro. “A performance acontecerá em formato de intervenção, os alunos estarão no pátio falando sobre a importância deste dia que é de importância histórica para nosso país.”, comentou a professora de Artes, Ana Cristina.

A performance que será realizada por três alunos abordará momento históricos e parte da arte que os negros trouxeram para o Brasil, entre elas, as “abayomis”, bonecas de pano cuja pele é representada por um pano preto e suas roupas também são como as roupas tradicionais das mulheres negras da época. “Os alunos dos 8ºs anos foram os encarregados de produzir as abayomis e posso afirmar que estão lindas. É gratificante perceber como a arte transcende o tempo a este ponto, os alunos pesquisaram muito e eu pude compartilhar um pouco da minha vivência para conscientizá-los a respeito do Dia Nacional da Consciência Negra, mostrando que é através da educação que todas as discriminações terão fim”, afirmou Ana Cristina.

Além das bonecas abayomis os alunos dos 9ºs anos farão cortinas e um painel que serão expostos na sexta-feira. “Já estamos quase prontos e eu me sinto lisonjeada de poder estar no passo a passo com os alunos no desenvolvimento destas verdadeiras obras de arte. O projeto é muito importante para o desenvolvimento desses adolescentes e com certeza eles estarão marcados com tudo o que nós aprendemos nas últimas semanas”, destacou.

Falando um pouco sobre a importância do Dia da Consciência Negra Ana Cristina salientou o ato da Princesa Isabel da abolição da escravatura. “Não podemos nos esquecer de que muitos abolicionistas foram mortos lutando para que esta triste mancha histórica no nosso país não continuasse, o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão, mas meu dever como professora e educadora são conscientizá-los para quem sabe um dia nós possamos ser o primeiro país do mundo reconhecido por não aceitar quaisquer tipos de descriminações ou injúrias raciais”.

E, finalizou: “Pode parecer um sonho, mas esses jovens são o nosso futuro e nós sabemos que os negros não são minoria neste país e não podemos continuar tratando com preconceito as pessoas que fazem parte da nossa história e cultura como tem acontecido nos últimos tempos mundo a fora. O Dia da Consciência Negra existe para que possamos sempre nos lembrar de que a história do nosso país foi construída, principalmente, por pessoas dessa etnia, assim como os índios e os brancos, isso é Brasil, diversidade de culturas para uma só cultura rica em arte e história que se somam e fazem esse país ser lindo”, completou.

Felipe Chagas

O Colégio Don Domênico é um dos mais tradicionais da Região Metropolitana da Baixada Santista com 40 anos de história dedicada à educação de qualidade. Saiba mais sobre a nossa proposta no site www.colegiodondomenico.com.br