Alunos do 4ºBT participam do programa “Caminhos da Mata”

O programa de educação ambiental é realizado pela Prefeitura de Guarujá através da Secretaria de Meio Ambiente.

Na manhã da última quarta-feira, a turma do 4ºBT da professora Flávia teve a oportunidade de participar de um dia de aula diferenciado, eles participaram do programa “Caminhos da Mata”, que é voltado à educação ambiental e sustentável. O programa é desenvolvido pela Semam – Secretaria de meio ambiente – do município de Guarujá, e o programa tem o intuito de conscientizar as crianças a respeito dos cuidados com o meio ambiente no dia a dia.

“Para eles foi um dia maravilhoso, se divertiram muito e fizeram diversas perguntas acerca do que foram vendo conforme andávamos pelos ambientes onde acontece o projeto. Com certeza foi uma experiência ótima para as crianças.”, comentou a professora Flávia sobre o programa.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a compostagem vegetal do Condomínio Iporanga, que transforma materiais orgânicos como folhas, gravetos e alimentos em composto reutilizável, como o adubo por exemplo. Outro momento importante do programa é o momento em que os alunos conhecem a “Central de reciclagem Serra do Guararú”, pois é neste local onde acontece toda a ação dos trabalhadores que transformam os materiais orgânicos em coisas que são úteis e voltam à natureza de maneira benéfica.

Os alunos foram recebidos e acompanhados pelo Biólogo Humberto, responsável por explicar tudo sobre a compostagem e reciclagem aos alunos, além da estagiária Bárbara e da supervisora Shirley. “Não há dúvidas de que foi um dia de muita diversão e aprendizado para a turma, eles levarão todo esse conhecimento para suas casas e esperamos que sejam futuros cidadãos conscientes. Tudo o que eles viram na prática já havíamos falado na sala de aula, mas é de suma importância que eles tenham contato com este tipo de projeto para saber como funciona a reciclagem no dia a dia e qual o fim que coisas do nosso cotidiano podem receber após serem utilizados.”, completou Flávia.

Felipe Chagas

O Colégio Don Domênico é um dos mais tradicionais da Região Metropolitana da Baixada Santista com 40 anos de história dedicada à educação de qualidade. Saiba mais sobre a nossa proposta no site www.colegiodondomenico.com.br