Alunos do 7º e 8º AT participam de atividade ao ar livre sobre Impressionismo e Expressionismo

Atividade foi coordenada pela Professora de Artes Ana Cristina

Na tarde da última sexta-feira (31/05), alunos do 7º e 8º AT do Ensino Fundamental II desenvolveram atividade na praia sobre Impressionismo e Expressionismo. “O intuito da atividade era que os alunos tivessem uma experiência mais completa no momento em que estivessem fazendo a sua arte, e eles mais uma vez me surpreenderam.”, declarou Ana Cristina.

Durante a execução da atividade, os alunos do 7º ano AT pintaram suas telas com base no Impressionismo, com variação de cores e dispondo da luz natural do sol como um dos principais destaques no desenvolvimento de suas pinturas. “O Impressionismo foi um movimento que se manifestou, especialmente nas artes plásticas no fim do século XIX na França. Os impressionistas rejeitavam as convenções da arte acadêmica vigente na época. As pinturas do Impressionismo captavam as impressões perceptivas de luminosidade, cor e sombra das paisagens, por isso pintavam o mesmo quadro em diferentes horários do dia.”, segundo o site Infoescola.

Já os alunos do 8º AT trabalharam telas baseadas no Expressionismo.  “O expressionismo nasceu no século XX e é de grande importância para a história da arte, dentre os principais nomes do expressionismo está Pablo Picasso”, afirmou Ana Cristina. Ainda segundo ela, o maior diferencial do expressionismo é a liberdade para criar. “Os alunos não se limitaram apenas à tinta nas telas, mas também utilizaram massa corrida, palitos e objetos que encontraram pela praia para desenvolver suas obras, todos estão de parabéns”, completou.

Para finalizar, Ana Cristina destacou o rendimento acima da média dos alunos na execução da atividade. “Eu já fiz ambas as atividades em sala de aula e na praia mais de uma vez, e é notório o quão bem eles vão quando estão ao ar livre, conseguem se concentrar mais e desenvolver verdadeiras obras de arte”.

Felipe Chagas

Leandro Machado

O Colégio Don Domênico é um dos mais tradicionais da Região Metropolitana da Baixada Santista com 40 anos de história dedicada à educação de qualidade. Saiba mais sobre a nossa proposta no site www.colegiodondomenico.com.br