EXPODON 2019 é realizada com sucesso no Colégio Don Domênico

Jorge Luiz Jr.

A manhã de sábado (25) foi especial para alunos, professores e pais que prestigiaram a EXPODON 2019 – Feira de Exposição de Ciência, Tecnologia e Atualidades, do Colégio Don Domênico. Cerca de 300 pessoas estiveram no colégio acompanhando e aprendendo com o evento.

A EXPODON foi dividida em Ensino Fundamental e Ensino Médio. No Ensino Fundamental os alunos do sexto ano apresentaram o tema “Os Sentidos”; o sétimo ano, “Animais – Répteis, Mamíferos e Aves”, oitavo ano, “As Síndromes – Asperger, Pânico, Autismo e Turner” e o nono ano, “Os grandes cientistas e suas descobertas”.

Já os alunos do Ensino Médio também foram separados por anos, mas com tema único: “Rejeitos de minério”. O primeiro ano do ensino médio ficou responsável do tema “Impactos ambientais”; o segundo ano, “Soluções para esse problema”. O terceiro ano apresentou sobre “Impactos sócios econômicos”.

Grande sucesso

Para o diretor do Colégio Don Domenico, mestre e professor Marcelo Passaes, o evento deste ano teve uma importância muito grande, porque todos os temas envolvem direta e indiretamente o cotidiano do ser humano. “Os alunos foram muitos dedicados, sempre auxiliados por meio de pesquisa de grupo e de campo. O fundamental disso tudo é que pais, público presente e até mesmo cada um de nós acabamos refletindo sobre cada tema apresentado. Isso é muito gratificante e enriquece a vida de cada um de nós. Adquirir conhecimento é fundamental. Todos os envolvidos estão de parabéns!”, explicou Marcelo Passaes.

O evento foi organizado pelo coordenador Pedagógico, Dennis Campos, em conjunto com uma equipe de professores compostos por Cristiane Piffer, Suzeli dos Santos Gil e Rafael Silva dos Santos. A professora e uma das organizadoras do evento, Cristiane Piffer, explicou que o sucesso da EXPODON é resultado do envolvimento de todos os alunos, educadores e diretoria. “Estamos bem satisfeitos com a dedicação dos alunos. Todos estão de parabéns”

Segundo o professor e coordenador do EXPODON, Dennis Campos, o evento também traz ao aluno a responsabilidade educacional, já que todas as apresentações são julgadas por um professor indicado. Ele explica que a EXPODON é considerada uma atividade extra para todos os alunos, por esse motivo, a nota atribuída e cada item analisado não foi inferior a seis.

“É verificado antes do início das explanações se todos os alunos do grupo estão presentes, podendo ser utilizados os décimos para nota. Tudo analisado com muito critério. É analisado se o trabalho está de acordo com a disciplina, organização do projeto, material utilizado de acordo com o tema, apresentação e explanação. É proibido utilizar isopor nos trabalhos, porque temos consciência ambiental de que isso prejudica o meio ambiente”, revelou o coordenador do evento.

Fotos: Felipe Chagas

O Colégio Don Domênico é um dos mais tradicionais da Região Metropolitana da Baixada Santista com 40 anos de história dedicada à educação de qualidade. Saiba mais sobre a nossa proposta no site www.colegiodondomenico.com.br