Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 07/12

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Me. Karla Cañete na disciplina …, aplicou a metodologia PBL – Project Based Learning com os alunos do 7º  semestre A de Administração e 2º  semestre A de Logística, tendo como tema “Planejamento e Controle de Produção”.  

“A dinâmica consistiu na divisão da turma em dois grandes grupos que representavam dois turnos de trabalho na produção de uma empresa. Ambos os grupos receberam o mesmo material para produção: jornais, tesoura, durex, barbante e grampeador, e tiveram alguns minutos para decidir como fariam para realizar a produção de anéis de jornal que devem ser presos aos participantes formando uma fila”, explicou.

“O objetivo da dinâmica é terminar mais rápido a produção, mas usando os conceitos de Planejamento e Controle de produção. Quando cada turma acaba é contado o tempo de fabricação”, lembrou.

E finalizou: “Em seguida, para testar a resistência do material produzido, os alunos tinham que trocar de lugar entre as filas com o objetivo também de exercitar a liderança e o trabalho em equipe. Após  esta etapa, dois alunos que  fizeram a atividade como observadores e tinham um questionário dirigido para responderem levantam o que ocorreu como exemplo: planejamento e Controle de Produção, MRP, qualidade, desperdício, tempos e métodos, método de produção e etc.”. Encerrada a dinâmica os alunos responderam em casa a um questionário pelo google forms sobre a atividade.

Já no 1º semestre de Administração, na Disciplina Metodologia do Trabalho Científico, os alunos apresentaram projetos por meio do Business Model Canvas o esboço do planejamento de ideias de negócios trabalhadas durante o semestre. “O conhecimento do Canvas é importante para o desenvolvimento do aluno de administração, especialmente, no desenvolvimento de projetos que serão cobrados no decorrer do curso”, afirmou a Profa. Sandra Vilarinho, responsável pela atividade.

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/