2ª Exposição Histórica Antiga e Medieval acontece no Colégio Don Domênico.

Todas as obras expostas foram criadas por alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental II.

Na última semana, nos dias 29 e 30/11 aconteceu a 2ª Exposição Histórica Antiga e Medieval no Colégio Don Domênico, idealizado pelo Prof. De História Luciano Ribeiro e executada pelos alunos dos 6ºs At e Bt. Na oportunidade, os alunos apresentaram projetos em forma de maquetes. Além da construção, os alunos tinham que explicar seus projetos aos colegas que visitaram a exposição.

“Através das metodologias ativas pude mostrar aos alunos de forma prática o quão interessantes eram os artefatos daquela época. Eu apesar de ser o idealista do projeto apenas os direcionei e eles por si mesmos fizeram cada grupo suas pesquisas e desenvolveram um trabalho de fato louvável.”, comentou Luciano.

A exposição foi apresentada a todos os alunos do Ensino Fundamental I e II do período da tarde do Colégio Don Domênico. “A exposição é o resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, por meio da metodologia PBL – Project Based Learning, na qual os alunos trabalham conceitos ao longo do desenvolvimento de projetos que se configuram em protótipos”, destaca.

Entre os projetos apresentados estavam: Castelo Medieval, Mesquita Islâmica, Templo da Pedra Negra, Bigas Romanas, Balista, Barco Dragão (Viking), Caravelas, Pirâmide de Gizé, Torre de Cerco, Acampamento pré-histórico, Aquedutos romanos, Catapulta, Bicicleta de Da Vinci, Oasis, Navio trireme grego e Aríete.

O professor também destacou o empenho das turmas no projeto: “Todos estavam muito animados, lembro-me que, 20 dias após falar sobre o trabalho em sala de aula,  já tinham alguns grupos com seus projetos prontos e isso me animou muito também, ver que eles se interessam em participar de forma ativa nas aulas é algo que para mim como professor é muito bom. As duas turmas fizeram projetos excelentes, fiquei perplexo ao ver o cuidado e atenção de cada um aos mínimos detalhes,  nem sequer me chamaram, muito pelo contrário, tiveram a capacidade de apresentar os projetos sozinhos e fazendo isso de forma clara e muito bem apresentada.”, finalizou com demonstrando seu orgulho pelos alunos.

Felipe Chagas

Leandro Machado

O Colégio Don Domênico está com matrículas abertas. Com 40 anos de história, é uma das mais tradicionais instituições de ensino da Região Metropolitana da Baixada Santista, sendo referência na educação do Ensino Básico, Fundamental (I e II) e Médio.

Saiba mais: www.colegiodondomenico.com.br