Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 06/11

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

O Prof. Anselmo Laurini Sant`Anna nas disciplinas Cadeia de Suprimentos e  Processo Produtivo e Operações (2º e 4º semestre de Logística) e na Disciplina Gestão Portuária (8º semestre de Administração), desenvolveu atividade com usando as metodologias PBL e Sala de Aula invertida, como parte de projeto integrador. “Após as aulas teóricas sobre os temas abordados nas disciplinas citadas, os alunos participaram de visita técnica ao Terminal Portuário TIPLAM em Cubatão, e, posteriormente, o “Estudo do Meio”, com foco nas áreas do Porto de Santos e seus terminais Portuários”, destaca.

Foram propostas aos alunos durante a visita técnica as seguintes ações:

– Planejamento de Operações Portuárias, na relação – Gates, Área de Armazenagem e Pier ( com Carga e descarga).

– Equipamentos de Infraestrutura e Superestrutura Portuária;

– CCO (Centro de Controle Operacional) totalmente automatizado, dentro dos padrões de exigibilidade da Indústria e Logística 4.0;

– Operações de Carga e descarga de navios , recebimento e expedição de produtos através de Transportadores de Correias – Navio X Armazém (Importação e Exportação).

– Manobras de atracação de navios;

– Planejamento e Controle da Produção , integradas as praticas de Gestão Kaizen .

Sendo assim, os AVCO´s tiveram a seguinte programação de trabalhos :

  • Relatório em grupo de visita técnica ao TIPLAM, com ênfase na atividade da disciplina cursada, e em grupo, onde os alunos ausentes na visita poderiam falar e entender com os comentários de seus integrantes do grupo;

2- Escrever um artigo sobre os Cases Propostos:

a)Implantação de PCP em uma Industria de Alimentos;

  1. b) Previsão de demanda e Controle da Produção;
  2. c) readequar projeto integrador as exigências da Industria e Logística 4.0.

3- Sala de aula invertida com os temas:

  1. a) atracação de navio no Porto de Santos ( ADM- Gestão Portuária); com relacionamento com os intervenientes deste evento- Praticagem/Pilots , DRF ( Delegacia da Receita Federal), Policia Federal, Codesp ( Autoridade Portuária), Ministério da Saúde , Ministério da Agricultura, Terminal Portuário aonde ocorrerá a carga e descarga, Armador/Agente do Navio, Rebocadores .
  2. b) Como os 4 P´s do MKT nos Cases de Negocio da Starbucks ( Milão) e Cacau Show ( Shopping Morumbi).
  3. c) Apresentação de Cases com aplicação de logística 4.0, na Cadeia de Suprimentos

A Profa. Sandra Vilarinho desenvolveu junto aos alunos do 1º semestre de Administração a Sala de Aula Invertida tendo como tema a Metodologia do Trabalho Científico. “Os alunos realizaram pesquisa de campo a respeito de temas definidos anteriormente e apresentaram os resultados dentro da estrutura exigida pelas normas ABNT”, afirmou. Além disso, os alunos estão desenvolvendo o draft de um plano de negócios utilizando o Canvas.

No 6º semestre de Letras, na disciplina Aspectos Sintáticos II- Inglês, a Profa. Mariza Cortazzio utilizou a metodologia Sala de Aula Invertida para consolidar aspectos importantes relacionados ao tema em discussão. “Os alunos foram orientados a preparar uma atividade com música para dar em sala de aula. A atividade deveria contar com três exercícios usando a música como referência”, destacou.

  

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/