Outubro Rosa, a prevenção é o melhor remédio!

O que é e como identificar a tempo…

Criado na década de 1990, o Outubro Rosa é um movimento que visa incentivar e estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Todo ano é celebrado o Outubro Rosa, com o objetivo de trazer informações importantes sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços diagnósticos e aos tratamentos adequados para a redução da mortalidade.

Todo ano o INCA (Instituto Nacional De Câncer) participa desse movimento, promovendo eventos técnicos, debates e apresentações. O INCA também produz materiais e outros recursos educativos para compartilhar informações sobre a prevenção e detecção precoce da doença.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Entre vários tipos de câncer de mama, alguns tipos se desenvolvem mais rápido que outros. No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele. Existe tratamento para câncer de mama. O Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

SINAIS E SINTOMAS

 

É importante que as mulheres observem suas mamas. (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta de pequenas alterações mamárias.
Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

As mulheres devem procurar imediatamente um medico para uma avaliação melhor se identificarem alterações nas mamas.

http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/cancer-mama.asp

http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp

Mayra Bueno

A Faculdade Don Domênicoestá com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019 –com CONCURSO DE BOLSAS para novos entrantes agendado para o dia 21/10 – 10h00.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/