Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 08/10

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Me. Karla Cañete utilizou a metodologia PBL – (Problem Based Learning) com as turmas 3° semestre de logística e 7° semestre de Administração, na Disciplina de Fundamentos de Logística. 

“Foi passado um caso do SEBRAE em que a empresa é uma loja de roupas que está com dificuldades. A dona é uma ex sacoleira sem muita experiência que resolveu abrir uma loja. Em resumo foi pedido aos alunos que oferecem um projeto de reengenharia para a organização pensando em todos os problemas apresentados pela gestora. Nosso tema abordado era reengenharia”, afirma.

O primeiro passo foi a apresentação da matéria com explicações sobre os conceitos.  Em seguida, os alunos passaram duas aulas em grupo montando as fases da reengenharia. “Nestes momentos houve minha intervenção em cada grupo com explicações pontuais, provocações a respeito das escolhas e auxílio para a montagem da apresentação”.

 Em seguida os alunos apresentaram suas sugestões em plenária para a turma e para a professora (no caso fez o papel de dona da loja). Foram feitas considerações sobre as escolhas e argumentação por parte dos alunos a respeito da defesa de suas propostas. “Eles entregaram um trabalho escrito com o projeto de suas propostas. Durante o processo,  contaram com indicação de livros para pesquisa e material disponibilizado por mim”. E, finalizou: “Importante que os alunos conseguiram estabelecer conexões com diversos outros temas abordados na disciplina como ERP, sistemas de estoque, envio e separação de produtos, nível de serviço etc. Alem disso, trabalharam conceitos de outras disciplinas como PDCA e análise SWOT”.

A mesma metodologia foi aplicada pelo Prof. José Tartanhar no 3º semestre de Pedagogia, onde os alunos trabalharam com a resolução de um problema estabelecido pelo professor e, mais tarde, finalizaram com a construção da pirâmide, utilizando canudos, fita crepe e barbante.

O Prof. Me. Olair Garcia, também no 3º semestre de Pedagogia, desenvolveu atividade utilizando a Sala de Aula Invertida. ““Foi disponibilizado aos alunos, no portal, um fragmento do livro ‘Estórias de quem gosta de ensinar”‘, Rubem Alves – Ed”. Papirus – 11ª edição, e um vídeo de pouco mais de três minutos”, afirmou.

Com o material, os alunos deveriam responder, individualmente, um questionário sobre o tema do texto. “Trouxeram, para a aula, o questionário respondido”. Em sala, o professor expôs mais dois vídeos do autor, além de uma apresentação em PowerPoint. Foram formados grupos, onde compartilharam as ideias e chegaram a um consenso para responder, ao mesmo questionário, porém com as ideias e convicções do grupo. “O trabalho será finalizado com a exposição das ideias, por cada grupo e com as inferências do professor”, finalizou.

Na disciplina Controladoria II, o Prof. Me Denílson Carvalho utilizou a metodologia  Jogos de Empresas. “O intuito é que emitam relatórios semanais de controladoria e a qualidade dos relatórios definem o Market Share – MS (toda semana tem informações de mercado e o MS é alterado, fazendo as equipes tomarem novas decisões)”, afirmou.

“Os alunos recebem pontuações de acordo com os relatórios enviados em cada departamento da organização (Marketing e Criatividade até 25 ptos; Produção até 20 pontos; Financeiro até 16 pontos; Contabilidade e RH até 12 ptos)”, destaca.

 

Alguns pontos explorados na atividade:

1) Liderança (aviso que todos da equipe são líderes de departamento): é essencial favorecer esse elemento dentro da faculdade;

2) Escrever: nota-se que é um processo crítico, não só na Faculdade Don Domênico (a prática faz com que cresçam).

3) Motivação: é bastante evidente a Motivação ao jogar.

 

Como a criatividade vale mais pontos, um grupo chegou a idealizar um App (veja nesse link – http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/don_tecnologia ). Outro grupo do semestre passado (hoje estão no 7º) também idealizou um App, cujo vídeo divulgação pode ser acessado abaixo.

 

 

Leandro Machado

A Faculdade Don Domênicoestá com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019 – com CONCURSO DE BOLSAS para novos entrantes agendado para o dia 21/10 – 10h00.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/