Faculdade Don Domênico amplia Atendimento Psicopedagógico para seus alunos

O Projeto é desenvolvido pela Psicóloga Eliza Helena Ercolin

Com o objetivo de promover a qualificação do processo ensino-aprendizagem por meio da criação de um canal de comunicação aberto e perene entre o corpo discente e o corpo docente, a Faculdade Don Domênico criou o programa de Apoio Psicopedagógico aos Discentes.

O referido projeto é a ampliação e especialização do Atendimento Psicopedagógico já oferecido pela instituição. “Há anos disponibilizamos aos alunos o atendimento, mas, devido à sua estrutura anterior, poucos fizeram uso dele”, afirma Eliza H. Ercolin, responsável pelo projeto.

A reformulação do Programa de Apoio Psicopedagógico aos Discentes tem a finalidade de tornar mais eficaz sua atuação junto ao corpo discente. “A disponibilização de um espaço para conversar com os alunos e, de acordo com a natureza da dificuldade, oferecer o apoio na própria instituição ou encaminhá-lo para atendimento profissional é fundamental ao seu desenvolvimento”, destaca.

Segundo Eliza, diversos fatores influenciam no desempenho dos alunos dentro do Ensino Superior, sendo necessário um espaço para que eles possam ser orientados e acolhidos. “Muitos dos nossos alunos encontram na Faculdade uma realidade bem diferente daquela que estavam acostumados no ensino médio, o que pode gerar um certo desconforto e o sentimento de não pertencimento, levando à evasão. Nosso objetivo é oferecer o suporte necessário à sua adaptação, visando o seu melhor aproveitamento”, destaca. O próprio aluno pode agendar um horário para seu atendimento, ao perceber alguma dificuldade ou por sugestão de um professor. 

“Os alunos da Faculdade Don Domênico, na sua maioria, trabalham durante o dia e estudam no período noturno, alguns deles, inclusive, em sistema de turnos, aumentando ainda mais os desafios no processo de aprendizagem, o que deverá ser acompanhado pelo Programa de Apoio Psicopedagógico”, finalizou.

Sobre ELIZA HELENA ERCOLIN

– Bacharel em Psicologia

– Licenciada em Psicologia.

– Mestre em Psicologia da Saúde

Possui mestrado em Psicologia da Saúde pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1990). Professora da Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico nos cursos de licenciatura em Pedagogia, Geografia, Letras, História, e nos bacharelados em Administração e Turismo, desde o ano de 2000. Professora de Distúrbios de aprendizagem e patologias no curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia. Psicóloga concursada da prefeitura de Guarujá desde junho de 1990, com atuação nas áreas de saúde básica, especialidades, atuou em   CAPSi, com ênfase em Psicologia Infantil, atuando principalmente com distúrbios de aprendizagem, deficiências, distúrbios de comportamento e distúrbios globais do desenvolvimento. Atualmente desenvolve seu trabalho no CROOF atendendo crianças, adolescentes e adultos. É autora do livro Filhos, o que fazer? Guia para mães desesperadas lançado no ano de 2000.

Leandro Machado

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