Dia da Capoeira e do Capoeirista é comemorado hoje (03/08)

A capoeira é um dos esportes de maior significado cultural afro-brasileiro da história do Brasil.

No dia 03/08 é comemorado o Dia da Capoeira e do Capoeirista  no Brasil. A capoeira surgiu no século XVII através de escravos africanos da etnia Banto, e foi proibida até os anos 30 do século XX quando o mestre baiano Manuel dos Reis Machado, também conhecido como “Mestre Bimba”, resolveu abolir a proibição da luta, que em seguida tornou-se um esporte cultural.

O Colégio Don Domênico incentiva a prática de esportes, entre eles, a Capoeira, sob responsabilidade do Mestre Prof. Rodolfo Oliveira, conhecido como “Jabuti”. “O Projeto Capoeira Pedagógica é uma das principais atividades oferecidas no Colégio Don Domênico, sendo responsável por desenvolver conceitos importantes na formação das crianças, como disciplina, autoconfiança, entre outros’, destaca Jabuti.

“A capoeira ajuda os alunos a aprenderem atividades didáticas como os numerais, além de também ajudar no desenvolvimento da coordenação motora. Através de cantigas e brincadeiras em grupo eles também desenvolvem relações sociais e respeito ao próximo, pois a capoeira é um jogo em grupo, onde todos devem cantar, bater palmas e jogar juntos” finaliza.

Leandro Machado

Felipe Chagas

O Colégio Don Domênico está com matrículas abertas para o ano de 2018. Saiba mais sobre a nossa proposta no site http://www.colegiodondomenico.com.br/