Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 02/04

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

No 5º Semestre de Ciências Contábeis, na disciplina Direito Administrativo, a Profa. Me. Janaína Baroni aplicou a metodologia painel de três que consiste na divisão da sala em três grupos, a saber: grupo apresentador, grupo opositor e assembleia. O tema escolhido para a dinâmica foi Corrupção. “Em uma aula assistimos dois vídeos do Prof. Leandro Karnal sobre o tema corrupção. No dia 11/04, o primeiro grupo – apresentador – apresentará, sem ser interrompido, o conteúdo do tema, sua opinião e considerações que entender importante acerca do tema. Na sequência, o segundo grupo – opositor – contestará os pontos abordados pelo grupo 1 que são contrários ao seu pensamento e farão suas considerações com base na apresentação do grupo anterior”, destaca Janaína. O terceiro grupo – assembleia – terá a palavra após a apresentação dos dois primeiros grupos. “Este grupo deverá se posicionar, colocando seus pontos de vista sobre todo o conteúdo apresentado”, pontua.

Após os debates o professor mediador fará as considerações finais com o objetivo de elucidar os pontos prioritários abordados. “Essa metodologia propicia o desenvolvimento do pensamento crítico e argumentativo, considerando a necessidade de debater acerca de um tema, porém de forma a contestar opiniões divergentes de maneira criativa e sadia. Além disso, proporciona aos estudantes a possibilidade de serem protagonistas e debatedores, bem como incentiva a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico”, finaliza.

A Profa. Me. Márcia Braia, no 3o Semestre de Pedagogia (turmas A e B) utilizou a metodologia “Rotação por Estações”, com o tema BNCC (Base Nacional Comum Curricular) no Componente Curricular “Planejamento Educacional”. “Devido ao número de alunos dividimos esse trabalho em duas aulas. Na semana que vem teremos o debate sobre as considerações a respeito da Base!”, afirmou.  A atividade contou com o apoio do Prof. José Tartanhar, membro do NUPPI – Núcleo de Práticas Pedagógicas Inovadoras.

  

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/