Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 21/03

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

Durante o mês de fevereiro, a Profa. Me. Juliane Emiliano, na Disciplina Literatura Brasileira: Modernismo, ministrou para os alunos, do 7º semestre do curso de Letras, um estudo teórico sobre o Modernismo no Brasil e as influências das Vanguardas Europeias na literatura brasileira. As aulas foram ministradas de forma expositiva, e nelas foram abordados temas como: A Primeira e Segunda Guerra Mundial, a ascensão de Hitler na Alemanha, a exposição de 1917 da pintora Anita Malfatti, que foi um marco para o início do movimento Modernista no Brasil, também foram apresentados os escritores que propuseram essa nova “arte literária” para o país.

Outro ponto importante foi a Semana de Arte Moderna, que ocorreu em 1922, esta foi organizada por Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Paulo Prado, Graça Aranha, entre outros colaboradores e artistas que participaram do movimento modernista brasileiro. Para o aprofundamento teórico foi estudado textos dos escritores Alfredo Bosi, Antonio Candido, Lucia Helena, Neide Rezende e Benjamin Abdala.

Para que os discentes pudessem realmente compreender o conteúdo e fazer uma análise independente, foi utilizado a metodologia “Estação por Rotações”, nesta atividade os alunos tiveram que analisar poemas, textos teóricos, pinturas e vídeo com temas sobre o Modernismo. O objetivo foi compreender os estudos teóricos utilizados em sala de aula sobre o modernismo brasileiro.

O Prof. Edson Oliveira Vieira, utilizou a plataforma socrative com as turmas do 3º A e 3º B de Administração e 3º de Ciências Contábeis, na Disciplina Contabilidade de Custos 1. “Estamos praticando há duas semanas essa atividade, utilizando questões de Concursos Públicos, ENADE e do CFC que é o Conselho Federal de Contabilidade que tem um exame de suficiência”, afirma. “A atividade será feita em grupos com 5 integrantes e serão trabalhadas dez questões que exigirão grande concentração para serem resolvidas, finaliza.

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/