Boletim Metodologias Ativas – Faculdade Don Domênico – 15/03

Aqui serão publicadas as práticas de ensino inovadoras implantadas por professores da Faculdade Don Domênico, com o objetivo de difundir tais ações

A Profa. Me. Tânia Cristina dos Santos Guedes Pinto utilizou a metodologia Sala de Aula Invertida, com os alunos do 4º Semestre A de Administração, na Disciplina Gestão de Pessoas 2, tendo como tema: Administração de Cargos e Salários. “Os alunos receberam material prévio para leitura e irão formular questões para o outro grupo para posterior correção e pontuação, os textos serão discutidos e possíveis dúvidas sanadas”, afirmou.

 A professora utilizou a mesma metodologia com os alunos do 1º Semestre B de Pedagogia, na Disciplina Metodologia Científica, onde foram utilizados textos sobre Resumo e Resenha.

No 4º semestre de Pedagogia, a Profa. Tânia utilizou a metodologia Rotação por Estações, na Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação. “As estações abordavam os temas Tipos de Conhecimento e Tipos de Pesquisa Científica”.

A Profa. Me. Marcia Braia utilizou Estudo de Caso sobre o tema: Requisitos essenciais para a contratação de um Professor: Didática e Profissionalização Docente, para os alunos do 2º semestre A de Pedagogia. “Os alunos irão realizar apresentação e receberão feedback na próxima aula”, afirma.

No 1º Semestre de Pedagogia, Márcia utilizou a metodologia “Sala de Aula Invertida”. “Após leitura prévia disponibilizada online sobre ‘A contribuição dos contos para a Educação’, os alunos, divididos em grupos, analisam um determinado conto e deverão na aula seguinte expor suas análises para a turma”.

No 2º B de Pedagogia, o Prof. José Tartanhar utilizou a metodologia Peer instruction, na Disciplina Tecnologia e Informática em Educação.

No 8º Semestre de Administração, o Prof. Me. Leandro Machado utilizou a Metodologias Sala de Aula Invertida, na disciplina Marketing III. “Os alunos receberam material a respeito do tema ‘Canais de Distribuição’, e foram orientados a estudar uma indústria, para posterior apresentação dos canais utilizados pela mesma”, afirmou. A mesma metodologia foi utilizada na Disciplina Marketing II, com os alunos do 7º Semestre de Administração, tendo como base “Marketing de Serviços”. No 6º Semestre de Administração, na Disciplina Marketing I, o tema foi Metamercado. Todas as disciplinas de Marketing são oferecidas na modalidade híbrida.

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/