Dia do Bibliotecário

Comemorado no dia de hoje (12/03) homenageia um dos profissionais mais importantes nas instituições de ensino

No dia de hoje (12/03) é comemorado o dia Nacional do Bibliotecário, um dos profissionais mais importantes dentro das instituições de ensino, é responsável pela gestão da Biblioteca, coração de qualquer instituição de ensino, onde o aluno é estimulado e orientado em suas pesquisas e na busca do conhecimento necessários à sua formação.

A história dos bibliotecários tem a ver também com o início das grandes bibliotecas que surgiram na antiguidade, por volta dos séculos VII e VIII a.C. dentro do período helenístico quando surgiu a grande biblioteca de Alexandria localizada no Egito. O objetivo da biblioteca de Alexandria era conter manuscritos do mundo todo, contendo diferentes idiomas e informações, sendo os “bibliotecários” da época, tão importantes quanto os próprios manuscritos da biblioteca, eram filólogos, médicos, matemáticos, historiadores e até mesmo astrônomos, que tinham a obrigação de organizar os livros e manuscritos através de classificações de localização que são utilizados até hoje, mas que já foram otimizados com a evolução da ciência e tecnologia.

Na Faculdade Don Domênico a função é exercida por Bel. Cristina Mylek, responsável pelo acervo da Biblioteca da Faculdade e do Colégio Don Domênico, com mais de 18 mil livros sobre as áreas de filosofia, administração, recursos humanos, direito, geografia, História, matemática, literatura entre outras.

Atualmente nas bibliotecas municipais, públicas, ou de nossos colégios ou faculdades, nos deparamos com os bibliotecários (as), e talvez passe em nossas cabeças qual será de fato a função de um bibliotecário (a)? Pois devemos saber que estes profissionais são de suma importância para nós, pois eles procuram em todos os momentos formas de facilitar a sua pesquisa sobre qualquer assunto do qual você precisa e tenha disponível na biblioteca, pois um dos objetivos da função de bibliotecário é tratar a informação e a deixar acessível ao usuário final (público), para que assim possamos disfrutar com mais facilidade do conhecimento que buscamos.

Uma curiosidade sobre os bibliotecários: as pessoas formadas em biblioteconomia não trabalham restritamente apenas em bibliotecas, mas podem também desenvolver trabalhos nas áreas de: escritórios jurídicos organizando acervos e trabalhando em pesquisas sobre jurisprudência, assim como também em grandes empresas na organização de relatórios, e também em centros de documentação com as funções de armazenar e preservar documentos importantes.

Fica nossa homenagem da Faculdade e Colégio Don Domênico à Bibliotecária Bel. Bel. Cristina Mylek e seus auxiliares Márcio Alves Canuto, Cátia da Silva, Silvaneide Gonsaga dos Santos e Laura Nadinny Oliveira Silva.

Leandro Machado

Felipe Chagas

A Faculdade Don Domênico está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2018Agende sua prova ou utilize sua nota do ENEM.

Inscreva-se: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/vestibular/